Pratos trazem referências regionais, familiares e também com toques mediterrâneos




Com a proximidade da estação mais vibrante do ano, as cidades litorâneas oferecem uma gastronomia diferenciada, cheia de cores, aromas, sabores e, principalmente, momentos de ricas experiências. Em Rio das Ostras, o Galleria Gastrobar se prepara para brindar a chegada do verão com um novo cardápio que promete unir frescor, criatividade e identidade brasileira. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 14 de novembro, com a assinatura do chef Eduardo Tavares, recém-premiado como Chef de Cozinha 2025 pela Promove Pesquisa — reconhecimento que celebra sua dedicação e talento à frente da cozinha da casa.
Inspirado pelas frutas tropicais e pela leveza da culinária capixaba, Eduardo explica que a proposta deste novo menu é oferecer pratos que combinem frescor e sofisticação, sem abrir mão da personalidade.
“A nossa cozinha já tem uma pegada muito suave e fresca, que é a essência da culinária capixaba. Para essa temporada de verão, pesquisamos bastante sobre as frutas da estação, como maracujá, manga e outras. Então, buscamos integrá-las a ingredientes e técnicas que já fazem parte da nossa identidade. O resultado são pratos autorais, leves e com muito sabor”, conta o chef.
O novo cardápio apresenta dez pratos e uma nova sobremesa, em que o chef combina referências regionais com toques da culinária internacional. Entre as novidades estão receitas que valorizam ingredientes brasileiros como a tapioca, reinterpretada de forma criativa acompanhando um tartare, e o Baião de Dois cremoso, que traz uma nova e suave identidade à textura do prato. Há também criações que evocam lembranças afetivas, como o galeto, que remete ao almoço de domingo em família, e preparos ousados como o arroz de polvo com farofa de panceta, uma fusão de influências mediterrâneas e brasileiras.
O menu completo de verão traz: Steak tartare com crocante de tapioca; risoto de camarão com bacon e alho poró; arroz de polvo com farofa de pancetta; carne de sol com baião de dois cremoso e farofa de queijo coalho; filé de peixe com curry de manga e coco, farofa de ervas e arroz verde; salmão grelhado com risoto parmeggiano e farofa de maracujá; trio de raviólis de camarão, banana da terra e ricota com tomate, servido em beurre blanc de ervas e limão siciliano; filé de peixe empanado com arroz cremoso de moqueca e farofa de dendê; galeto com batatas rústicas; e um brownie com sorvete de maracujá como sobremesa.
“A gente quis trazer sempre pratos frescos, porém, elaborados com a nossa assinatura. Estou com grande expectativa, porque acredito que nossos clientes vão receber esse cardápio de forma muito positiva e com a alegria da estação”, acrescenta Eduardo, confiante no sucesso da nova temporada gastronômica.
Culinária com aconchego familiar
Para a proprietária Penhamara Araújo Lima, o novo cardápio reforça o propósito do Galleria de oferecer uma experiência acolhedora e ao mesmo tempo surpreendente.
“Desde que o Eduardo chegou, ele entendeu perfeitamente o espírito da nossa casa e da culinária capixaba — leve, fresca, com sabor e personalidade. O que me encanta neste cardápio é essa mistura de elementos, trazendo as frutas tropicais, a tapioca crocante, o galeto com aquele gostinho de casa da avó, uma sobremesa gostosa, além de outros pratos que estão muito saborosos acompanhados de diferenciadas farofas, que são uma paixão nacional. A gente é muito família aqui, e esse cardápio traduz bem isso: comida com afeto, com alma e com o calor do verão”, destaca Penhamara.
Com uma cozinha que reflete o melhor do litoral brasileiro e um olhar contemporâneo sobre a gastronomia, o Galleria Gastrobar reafirma sua posição como um dos grandes nomes da cena gastronômica de Rio das Ostras, sendo um espaço onde o frescor, a criatividade, o aconchego e o sabor se encontram à mesa.










