A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária de Macaé (Covisa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde firmou uma parceria com o Curso de Nutrição do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Polo Macaé, para o desenvolvimento da ”Categorização dos Serviços de Alimentação – Selo de Qualidade da Higiene ABC”.
O objetivo da parceria é dar oportunidade aos alunos do curso de Nutrição do Centro Multidisciplinar UFRJ Macaé, lotados, no Instituto de Alimentação e Nutrição, de vivenciar, na prática, acompanhando as equipes da Vigilância, o trabalho de fiscalização em estabelecimentos que primam pela qualidade sanitária e a prevenção de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA). Essa parceria e ações são válidas de março deste ano até março de 2026 e é importante frisar que a atuação dos professores e alunos será feita de forma voluntária, sem gerar ônus entre as organizações.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Macaé, Ricardo Salgado, essa parceria vai beneficiar a todos em Macaé. “Todos sairão ganhando, tanto o poder público, quanto à iniciativa privada e a população, porque é uma forma de qualificar futuros profissionais que irão atuar na Cidade e garantir que o cidadão que se alimenta nos estabelecimentos estabelecidos no Município consuma alimentos de qualidade”, declarou.
SELO DE QUALIDADE – O selo de qualidade da higiene tem as classificações A (cinco estrelas), B (quatro estrelas) e C (três estrelas) e faz parte do Programa Alimento Seguro implementado pelo município. A adesão à categorização dos serviços de alimentação será efetuada mediante assinatura do termo de adesão que representa o compromisso de participar do primeiro e do segundo ciclos de inspeções realizados pela autoridade sanitária e de expor o selo A, B ou C da Categorização em local visível ao público. A Categorização dos serviços de alimentação é um serviço contínuo feito pela Comissão Técnica da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária.
O Selo ABC foi lançado com a participação de donos de bares e restaurantes, nutricionistas e outros profissionais de áreas afins, além de representantes das secretarias envolvidas.