Rio das Ostras realiza ações em Unidades de Saúde para incentivar a amamentação

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”.

De acordo com a própria OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade

Quando um bebê chega ao mundo, muitas dúvidas surgem em relação à amamentação e ela se torna uma prioridade para a mãe e o recém-nascido. Em agosto, o assunto fica mais em evidência por conta da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que neste ano tem como tema “Fortalecer a amamentação: Educando e Apoiando”, com o objetivo de estimular, promover e apoiar o aleitamento materno em todos os níveis da sociedade.

Para marcar essa importante data, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras vai promover durante todo o mês de agosto, nas unidades de Saúde espalhadas pelo Município, atividades voltadas para fortalecer a capacidade de criar e sustentar ambientes favoráveis a amamentação para as famílias, contribuindo para implementação efetiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, especialmente em um cenário pós pandemia, pois melhora a nutrição, garante a segurança alimentar e reduz desigualdades.

ALEITAMENTO MATERNO – O leite materno é considerado um alimento completo para os bebês, cheio de anticorpos, fundamentais para a Saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses.

Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

BENEFÍCIOS PARA O BEBÊ – O aleitamento materno é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade até os cinco anos, criar uma conexão maior com a mãe, melhorar a digestão, reduzir os riscos de infecções respiratórias e alergia, de desenvolver diabetes, colesterol alto, hipertensão e obesidade na vida adulta. A prática de amamentar ainda contribui para a prevenção de problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção e desenvolve a cavidade bucal do pequeno.

Além disso, o leite materno traz, além de alimentar o bebê com todos os nutrientes que ele precisa para crescer saudável, tem benefícios importantes para garantir a saúde bebê como fortalecer seu sistema imunológico e favorecer seu crescimento e desenvolvimento, pois é rico em proteínas e nutrientes feitos especialmente para cada fase da vida do recém-nascido.

Outros benefícios são: facilitar a digestão, reduzir cólicas, prevenir anemias e alergias, evitar diarreia e desenvolver o sistemas nervoso

BENEFÍCIOS PARA A MÃE – O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama, ovários e endométrio.

Evita também a osteoporose e protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto, além de contribuir com a perda de peso logo após o parto.

No momento em que você tem contato pele a pele com seu recém-nascido, aumenta o fluxo de ocitocina no seu corpo.1 Chamada de “hormônio do amor” ou “composto químico do carinho”, é também liberada a cada vez que o bebê suga no seu mamilo durante a mamada.

Fazer o bebê pegar a mama logo e com frequência ajuda seu útero a se contrair, estimulando a “terceira parte” do parto, que é a expulsão da placenta. Dessa forma, isso pode protegê-la da perda excessiva de sangue.2

“Quando a mãe amamenta, seu útero se retrai mais rápido do que o da mãe que não amamenta”, explica o Professor Peter Hartmann, especialista em ciência da amamentação de renome internacional, da Universidade da Austrália Ocidental. “Antigamente, quando a mãe tinha hemorragia, o médico colocava o bebê na mama o mais rápido possível para estimular essa contração”.

ads-imprensa
ads-imprensa
brigitte
brigitte
ANUNCIO 2 IMPRENSA
ANUNCIO 2 IMPRENSA
sagrada
sagrada
ana
ana
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Redes

Parceiros

sagrada-pele
sagrada-pele
anuncio webfroc1
anuncio webfroc1
ana
ana
SAGRADA
SAGRADA
previous arrow
next arrow

Recentes

Portal Multiplataforma