O “Programa Mãos que Ajudam” promove neste sábado, dia 27, um grande evento aberto ao público com a subtemática “Programa Mãos que Ajudam a Fortalecer a Comunidade”, em Macaé, na Baixada Litorânea, com a proposta de tornar informações acessíveis para atendimento de necessidades comuns da comunidade. Serão ofertados gratuitamente diversos serviços e um melhor entendimento sobre autossuficiência. Este evento faz parte do Projeto Nacional Mãos Que Ajudam 2022, que comemora o Bicentenário da Independência do Brasil, tendo como tema MÃOS QUE AJUDAM A FORTALECER A NAÇÃO. Eventos como este acontecerão simultaneamente neste sábado na maior parte do País. O Programa é desenvolvido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
São parceiros deste do projeto em Macaé profissionais do Conselho Tutelar, SEBRAE-RJ, ACE – Academia de Criação de Empresas, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé, através das coordenações de proteção de baixa e média complexidade e outros a confirmar.
Serão ofertados serviços e atividades envolvendo as seguintes áreas: aposentadoria, saúde física e emocional, empreendedorismo, direito trabalhista, nutrição, psicologia (infantil e adulta), artesanato, beleza (cortes de cabelo, maquiagem e penteados). Haverá atividades pedagógicas e educacionais para as crianças, atividades físicas para adolescentes e adultos, assim como palestras.
O evento acontecerá das 14h às 18h, nos diversos espaços da capela (prédio de reuniões da igreja), que fica na Rua Bruno José de Azevedo, 68, Cajueiros, Macaé, ao lado do Terminal Central.
Em agosto de 2000, foi criado no Brasil o programa Mãos que Ajudam, uma proposta permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário que mobiliza milhares de voluntários, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com empresas privadas, órgãos governamentais, veículos de comunicação, ONGs e instituições religiosas. As ações realizadas pela Igreja já beneficiaram todas as capitais da federação e cerca de 200 outras cidades.
Reformas em escolas públicas; assistência a hospitais, orfanatos, creches e asilos; recuperação e limpeza de praças, parques e praias e doação de sangue, além de mão de obra voluntária e ajuda material em situações de emergência e calamidade pública têm sido alguns dos campos de atuação.
Em dezembro de 2001, em reunião realizada pela ONU na cidade suíça de Genebra, com a presença de representantes de 123 países, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi reconhecida pelo serviço voluntário que realiza no Brasil. Ao longo de cada ano, centenas de ações são levadas a efeito em todos os estados. Além disso, tradicionalmente, uma ação nacional – em um único dia, feriado ou não – reúne milhares de voluntários simultaneamente. Por exemplo, em 24 de julho de 2010, 115 mil voluntários transformaram esse dia num “Sábado Solidário” e centenas de ações de ajuda ao próximo e melhoria da comunidade aconteceram. Nos últimos anos, com a pandemia de Covid 19 o projeto realizou várias ações na região de Macaé e proximidades, especialmente em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e associações de moradores com arrecadação e doação de alimentos, kits de higiene pessoal e máscaras de proteção contra a Covid 19