Eleições 2022: já escolheu seu candidato? Este ano os votos são para presidente, senadores, deputados e governadores

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

A eleição está chegando e com o início do horário eleitoral gratuito, desde o último dia 26 de agosto, os candidatos estão apresentando suas propostas para os eleitores. Este ano, além de escolher o chefe do Poder Executivo, as brasileiras e brasileiros votam para governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital.

Essa é uma escolha que tem o poder de afetar profundamente a vida de toda a população e os rumos do Brasil pelos próximos quatro anos, e, por isso, é muito importante fazê-la de maneira consciente e livre.

Para ajudar as eleitoras e os eleitores na tarefa de escolher bem em quem votar, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou a cartilha Guia do Voto Consciente – Todos fazem a eleição!, disponível gratuitamente para download no link https://www.tse.jus.br/hotsites/catalogo-publicacoes/pdf/guia-do-voto-consciente.pdf .

Você conhece todos os candidatos que estão disputando a sucessão presidencial? De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 12 candidaturas para presidente foram registradas. Desse total, apenas quatro mulheres concorrem na sucessão presidencial.

CONFIRA OS CANDIDATOS, POR ORDEM ALFABÉTICA:

CIRO GOMES – O Partido Democrático Trabalhista (PDT) encaminhou o registro de Ciro Gomes, relatado pelo ministro Carlos Horbach. O candidato tem 65 anos, é advogado, e foi governador do Ceará, sendo natural de Pindamonhangaba (SP). Ele terá como vice Ana Paula Matos, de 45 anos, servidora pública federal, nascida em Salvador (BA).

FELIPE D’AVILA – O partido Novo apresentou o registro de Felipe D’Avila, cujo relator é o ministro Sérgio Banhos. Aos 58 anos, ele é cientista político e natural de São Paulo (SP) e terá como vice Tiago Mitraud, de 35 anos, administrador e deputado federal (Novo – MG), nascido em Brasília (DF).

JAIR BOLSONARO – A coligação ‘Pelo Bem do Brasil’ oficializou o registro do presidente da República, Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, distribuído ao ministro Alexandre de Moraes. A coligação é formada pelo PP, Republicanos e PL. Natural de Campinas (SP), Bolsonaro, de 67 anos, terá como vice o militar reformado Braga Netto, de 66 anos, nascido em Belo Horizonte (MG).

JOSÉ MARIA EYMAEL – O partido Democracia Cristã (DC) oficializou o registro de José Maria Eymael, que terá como relator o ministro Carlos Horbach. Nascido em Porto Alegre (RS), o candidato tem 82 anos e é advogado. O vice na chapa é o economista João Barbosa Bravo, de 75 anos, natural de São Gonçalo (RJ).

LÉO PÉRICLES – O partido Unidade Popular (UP) encaminhou o registro de Léo Péricles, relatado pelo ministro Mauro Campbell Marques. Ele tem 40 anos, é técnico de mecânica, e terá como vice Samara Martins, odontóloga de 34 anos. Ambos nasceram em Belo Horizonte (MG).

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA – A coligação ‘Brasil da Esperança’ oficializou o registro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem como relator o ministro Carlos Horbach. A coligação é composta pela Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV), Solidariedade, Federação PSOL REDE (PSOL/REDE), PSB, AGIR e AVANTE. Natural de Garanhus (PE), Lula tem 76 anos, foi presidente da República de 2003 a 2010. Ele terá como vice Geraldo Alckmin (PSB), de 69 anos, médico e ex-governador de São Paulo, nascido em Pindamonhangaba (SP).

PABLO MARÇAL – O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) oficializou o nome de Pablo Marçal, cujo pedido terá como relator o ministro Alexandre de Moraes. Natural de Goiânia (GO), Pablo Marçal tem 35 anos, é empresário e terá como vice Fátima Pérola Neggra, de 54 anos. Ela é policial militar e escritora, nascida em Iporã (PR).

ROBERTO JEFFERSON – O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) apresentou o registro de Roberto Jefferson, cujo relator será também o ministro Carlos Horbach. O candidato, de 69 anos, é advogado e natural de Petrópolis (RJ). O vice na chapa é Kelmon da Silva Souza, de 45 anos, sacerdote, nascido em Acajutiba (BA).

SIMONE TEBET – A coligação Brasil para Todos apresentou o registro de Simone Tebet (MDB), distribuído ao ministro Ricardo Lewandowski. A coligação é integrada pelo MDB, Federação PSDB Cidadania (PSDB/CIDADANIA) e PODE. A candidata Simone Tebet, de 52 anos, advogada e senadora pelo Mato Grosso do Sul, é natural de Três Lagoas (MS). Ela terá como vice Mara Gabrilli (PSDB), de 54 anos, publicitária e senadora por São Paulo, nascida em São Paulo (SP).

SOFIA MANZANO – O Partido Comunista Brasileiro (PCB) encaminhou o registro de Sofia Manzano, que terá o pedido relatado pelo ministro Ricardo Lewandowski. A candidata Sofia Manzano tem 51 anos, é professora universitária e natural de São Paulo (SP). Ela terá como vice Antônio Alves da Silva Junior, de 43 anos, jornalista, natural de Recife (PE).

SORAYA THRONICKE – O partido União Brasil (União) protocolou o registro de Soraya Thronicke, relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. A candidata Soraya Thronicke, de 49 anos, é senadora pelo Mato Grosso do Sul e nasceu em Dourados (MS). Ela terá como vice Marcos Cintra, de 76 anos, professor universitário, natural de São Paulo (SP).

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou o registro de Vera Lúcia Salgado, cujo relator também é o ministro Ricardo Lewandowski. Nascida em Inajá (PE), Vera Lúcia, de 54 anos, terá como vice Raquel Tremembé, de 39 anos, indígena e professora de ensino fundamental, natural de Vargem Grande (MA).

CANDIDATOS AO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO

CLÁUDIO CASTRO (PL): formado em direito, tem 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado. Concorre à reeleição pela coligação Avante/DC/MDB/PL/PMN/Podemos/PP/PROS/PRTB/PSC/PTB/Republicanos/Solidariedade/União Brasil. O ex-prefeito de Duque de Caxias e ex-deputado federal Washington Reis (MDB), de 55 anos, é o candidato a vice da coligação.

CYRO GARCIA (PSTU): formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é mestre e doutor em história pela Universidade Federal Fluminense. Cyro Garcia tem 67 anos, foi deputado federal eleito em 1992 e presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Rio. Concorre pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado  (PSTU). Sua vice é a servidora pública municipal Samantha Guedes, do mesmo partido, de 48 anos. 

EDUARDO SERRA (PCB): é professor da Escola Politécnica e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem 66 anos e é dirigente estadual e nacional do Partido Comunista Brasileiro. A candidata a vice na chapa é a professora do ensino superior Bianca Novaes, do mesmo partido, de 45 anos. 

JULIETE (UP): Juliete Pantoja Alves nasceu em Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tem 32 anos e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), em defesa do direito à moradia. Começou a atuar na política aos 15 anos, na Associação dos Estudantes do Rio de Janeiro. Atualmente é vice-presidente estadual da Unidade Popular (UP). A estudante Juliana Alves, do mesmo partido, de 30 anos, é a candidata a vice.

LUIZ EUGÊNIO (PCO): Luiz Eugênio Honorato concorre pelo Partido da Causa Operária. Nasceu em Volta Redonda, no sul fluminense, e tem 61 anos. É metalúrgico aposentado da Companhia Siderúrgica Nacional. O candidato a vice é o motorista particular Guilherme de Lima, do mesmo partido, de 35 anos.

MARCELO FREIXO (PSB): formado em história pela Universidade Federal Fluminense, foi deputado estadual por três mandatos. Em 2012 e 2016, Freixo se candidatou a prefeito do Rio. Em 2018, foi eleito deputado federal. Em 2021, filiou-se ao PSB. Marcelo Freixo concorre ao governo do Rio pela federação Brasil da Esperança, formada por PT/PC do B/PV, pela federação PSDB e Cidadania e pela federação PSOL/Rede. O candidato a vice da coligação é o vereador e ex-prefeito da cidade do Rio Cesar Maia (PSDB), de 77 anos.

PAULO GANIME (NOVO): deputado federal eleito em 2018. Tem 39 anos, é formado em engenharia de produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, e tem MBA em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio. O biólogo Helio Secco, do mesmo partido, de 33 anos, é o candidato a vice da chapa.

RODRIGO NEVES (PDT): tem 46 anos, foi vereador de Niterói por dois mandatos, deputado estadual e prefeito de Niterói duas vezes. Em 2000, foi eleito para o primeiro mandato como vereador. Em 2004, foi reeleito. Em 2006, foi eleito deputado estadual. Em 2012, foi eleito prefeito de Niterói. Em 2016, foi reeleito prefeito de Niterói. É candidato pela coligação Patriota/PDT/PSD/AGIR, que tem como candidato a vice o advogado Felipe Santa Cruz (PSD), de 50 anos.

WILSON WITZEL (PMB): concorre pelo Partido da Mulher Brasileira. Tem 54 anos, é advogado e ex-juiz federal. Ele foi eleito governador do Rio em 2018 pelo PSC. Em agosto de 2020, foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça  por suspeitas de corrupção. No dia 30 de abril do ano passado, Witzel perdeu definitivamente o cargo após a aprovação de seu impeachment pelo Tribunal Especial Misto. O advogado Sidclei Bernardo (PMB), de 42 anos, é o candidato a vice.

CANDIDATOS AO SENADO PELO RIO DE JANEIRO

A eleição para o Senado vai contar apenas com uma vaga para um mandato de oito anos. Foram registradas 13 candidaturas e apenas duas mulheres estarão na disputa.

ALESSANDRO MOLON (PSB)
Advogado, radialista e professor, o mineiro de BH Alessandro Molon é mestre em História pela UFF e doutor em Direito Público na UERJ. Foi líder da Oposição na Câmara nos anos de 2019 e 2021 e também líder do PSB em 2020. Durante a pandemia, apresentou um conjunto de 25 medidas de combate à crise, das quais 13 foram adotadas. Além de ter relatado o Marco Civil da internet na Câmara, é o autor da Lei 13.880/19, pela qual agressores enquadrados na Lei Maria da Penha tenham armas de fogo apreendidas. Disputou, sem sucesso, a Prefeitura do Rio em 2008 e 2017.

ANDRÉ CECILIANO (PT)
André iniciou sua vida política em 1998, sendo eleito para o cargo de deputado estadual, aos 30 anos. Anos depois, foi prefeito de Paracambi duas vezes. Atualmente, Ceciliano está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele vem presidindo a Casa desde 2019, mas também comandou votações importantes na legislatura anterior, como segundo vice-presidente, nas ausências de Jorge Picciani e Wagner Montes. É o autor do projeto que instituiu o Supera RJ, auxílio estadual a pessoas em vulnerabilidade, e da Emenda Constitucional que criou o Fundo Soberano.

BÁRBARA SINEDINO (PSTU)
A candidata é professora, dirigente sindical, grevista e milita pelas causas sociais. A candidata se apresenta como “alternativa radical” para combater o projeto “conservador e privatista de Bolsonaro”, o ajuste fiscal e os banqueiros. Feminista e socialista, Sinedino defende o direito das mulheres trabalhadoras, a legalização do aborto e luta para combater a cultura do estupro. Ela é contra as reformas da Previdência e trabalhista, e a favor do não pagamento da dívida pública aos banqueiros e a taxação das grandes fortunas para garantir emprego, saúde, educação e moradia.


CLARISSA GAROTINHO (UNIÃO)
Formada em jornalismo, a deputada federal Clarissa Garotinho (União) é filha dos ex-governadores fluminenses Anthony Garotinho e Rosinha Matheus e irmã do prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho. Foi diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), e seu primeiro cargo político foi o de presidente da PMDB Jovem, em 2004. Eleita vereadora em 2008 pelo Rio de Janeiro, tornou-se deputada estadual em 2010 e deputada federal em 2014 e 2018. Uma das poucas mulheres na disputa ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro, defende o aumento de penas contra estupradores e pedófilos.


CABO DACIOLO (PDT)
Concorrendo pela primeira vez ao Senado, Cabo Daciolo é bombeiro militar, pastor evangélico e ex-deputado federal, quando foi eleito pelo PSOL na esteira das greves dos bombeiros. Ficou nacionalmente conhecido quando em 2018, o candidato concorreu à Presidência da República pelo Patriota, terminando a eleição em sexto lugar, com 1,26% dos votos válidos, à frente de nomes experientes como Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (MDB), e Álvaro Dias (Podemos).

Continua após a publicidade


DANIEL SILVEIRA (PTB)
O candidato Daniel Silveira é ex-policial militar e em 2018 disputou as eleições para deputado federal, conquistando a cadeira pelo Partido Social Liberal (PSL). Em 2020, o deputado passou a ser investigado por ataques ao Supremo e, em 2021, foi preso após publicar um vídeo com injúrias e ameaças a ministros do STF. Ele foi posteriormente condenado pelo tribunal a uma pena de oito anos de reclusão, e recebeu um indulto da graça do presidente Bolsonaro. Apresentou projetos como o que anistiaria policiais participantes de movimentos grevistas.


HÉLVIO COSTA (DC)
Professor, jurista e teólogo, Hélvio Costa é fundador do Instituto Cooperar Brasil e da “World Organization for Inclusion and Social Transformation” (WOSI&T), e diretor da Faces Brasil (Faculdade Cooperar de Educação Superior). Disputou as eleições presidenciais em 2018 como vice-presidente na chapa do deputado constituinte José Maria Eymael, do Democracia Cristã (DC). Atualmente é membro da executiva nacional do partido.

HERMANO LEMME (PCO)
Hermano é arquiteto e fundador do Comitê Fora Bolsonaro (Centro e Zona Sul) do Rio de Janeiro, onde desenvolve o trabalho de organização das atividades. Servidor público aposentado do INSS tem 66 anos e é natural do Rio de Janeiro.


HIRAN ROEDEL (PCB)
O professor e escritor Hiran Roedel começou a atuar na política ao ingressar no movimento sindical bancário, em 1982. A militância abriu portas para o PCB. Formado em História pela UFRJ, tem forte atuação na base do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares (Sinpro-Rio), ocupando o cargo de diretor entre os anos de 2011 e 2014. Hiran também foi servidor público na UFRJ até o ano de 2019, quando se aposentou.

MARCELO ITAGIBA (AVANTE)
Marcelo Itagiba (Avante) é delegado da Polícia Federal e foi secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro entre 2004 e 2006 – ano que foi eleito deputado federal e presidiu a CPI das Escutas Telefônicas. Enquanto representante do Rio na Câmara dos Deputados, Itagiba teve duas leis aprovadas: a que instituiu o Dia Nacional da Imigração Judaica (12.124/2009) e a que tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil a Feira Nordestina de São Cristóvão


PAULO MARCELO (PMB)
O médico Paulo Marcelo (PMB) tem 53 anos e foi candidato a vereador em Campos dos Goytacazes, sua cidade natal, nos anos de 2008, 2012 e 2016, tendo sido eleito apenas como suplente nas duas últimas eleições. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado estadual e foi mais uma vez eleito suplente, na 16ª posição. Em 2020, tentou novamente o cargo de vereador no Norte Fluminense, mas não foi eleito.

RAUL BITTENCOURT (UP)
O concorrente ao Senado pela Unidade Popular, Raul Bittencourt, é formado em Direito, servidor do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e diretor licenciado do Sindicato dos servidores federais dos municípios do Rio de Janeiro (Sindsep-RJ). Nas eleições de 2020, foi candidato a vereador pela capital fluminense pelo partido, que não conseguiu eleger representantes. Ele recebeu 399 votos.

ROMÁRIO (PL)
Na busca do 2º mandato como senador, Romário chegou à Câmara Alta pela primeira vez em 2014, pelo PSB — legenda que seria trocada pelo Podemos antes da mudança para o atual partido. O candidato foi relator de mais de 40 projetos de lei, como o projeto que define injúria racial como crime de racismo. Antes disso, o ex-jogador tomou posse como deputado federal em 2011, também pelo PSB. Na Câmara, Romário foi relator da proposta que incentiva a formação técnico-profissional de jovens na área do esporte, além de presidir a Comissão do Turismo (2013). Ele se candidatou ao governo em 2018, mas não chegou ao segundo turno.

ads-imprensa
ads-imprensa
brigitte
brigitte
ANUNCIO 2 IMPRENSA
ANUNCIO 2 IMPRENSA
sagrada
sagrada
ana
ana
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Redes

Parceiros

sagrada-pele
sagrada-pele
anuncio webfroc1
anuncio webfroc1
ana
ana
SAGRADA
SAGRADA
previous arrow
next arrow

Recentes

Portal Multiplataforma