Cepro participa do 1°Encontro Nacional da Rede de Cursinhos Populares

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Instituição participou do evento realizado na Universidade de Brasília e compartilhou experiências do pré-vestibular Social do Cepro

O Ponto de Cultura Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras esteve no 1º Encontro Nacional da Rede de Cursinhos Populares. O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de dezembro na Universidade de Brasília. Representada pela coordenadora de projetos Brenda Iolanda, a instituição apresentou a experiência desenvolvida em Rio das Ostras após ser selecionada no Edital nº 01/2025 que garantiu bolsas de R$ 200 para estudantes do pré-vestibular social do Cepro em 2025.

No evento Brenda acompanhou mesas temáticas e grupos de trabalho que discutiram a implementação do programa, os desafios da educação popular e as perspectivas de aprimoramento das ações para os próximos ciclos. A coordenadora explicou que a participação permitiu ampliar o diálogo com outras iniciativas e reforçar a importância do apoio federal para a continuidade dos cursinhos. “Queremos renovar nossa participação no CPOP no próximo ano. A intenção é ampliar o número de bolsas e fortalecer ainda mais o compromisso com a formação dos jovens da comunidade” afirmou.

A concessão das bolsas contribuiu para a permanência dos alunos nas aulas do pré-vestibular social do Cepro para jovens do Praia Âncora garantiu mais condições de estudo e ampliou as possibilidades de ingresso no ensino superior. A presidente do Cepro professora Guilhermina Rocha destacou que a política nacional tem potencial para transformar trajetórias. “O programa abriu portas reais para nossos estudantes. As conquistas de 2025 mostram que políticas públicas direcionadas conseguem mudar caminhos” disse.

O CPOP foi criado pelo Ministério da Educação em 2025 com o objetivo de apoiar reconhecer e valorizar cursinhos populares como ferramentas de promoção da equidade educacional. A iniciativa prevê recursos para manutenção das atividades monitoramento das ações e formação de educadores além de estimular a troca de práticas entre instituições de diferentes regiões do país.

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