Terminou o prazo de anistia total de multas para entrega de livros em atraso na Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão, com o fim de campanha “Terminou de ler? Hora de devolver!”. Os usuários que ainda estão com livros da Biblioteca vão voltar a pagar a multa de R$ 0,50 por dia de atraso, por cada publicação. A entrega deve ser efetuada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na própria Unidade, que fica na Avenida Amazonas s/nº, no Centro.
A medida foi revogada por conta da flexibilização das medidas sanitárias, diante do quadro positivo da saúde pública quanto ao Covid-19. No entanto, a Fundação Rio das Ostras de Cultura destaca a importância da devolução dos livros porque a ideia é permitir que novas pessoas tenham acesso e oportunidade de levar para casa ou consultar as obras do acervo.
BIBLIOTECA MUNICIPAL – Criada em 1995, a Biblioteca ganhou sede própria no ano de 2000. Em seu acervo constam cerca de 47 mil títulos entre obras literárias, didáticas e referenciais, além de material em audiobook para deficientes visuais. A Biblioteca ainda promove exposições, oficinas de leitura e escrita e o Projeto Encontros Literários.
Quem quiser retirar um livro para leitura deve fazer um cadastro na unidade. Basta apenas apresentar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone) e uma foto 3X4. A vantagem de ser cadastrado é ter acesso a todo acervo da Biblioteca, sem pagar nada, além de poder conhecer grandes obras e autores da literatura nacional e internacional.
É importante ressaltar que uma biblioteca não pode ser vista apenas como um depósito de escritos, mas acima de tudo como um espaço voltado a pesquisas para construção de saberes, ou seja, um espaço em que a sociedade em geral tenha o hábito de frequentar. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.