Com investimentos robustos na região, concessionária muda a realidade de moradores do bairro


Os investimentos contínuos em infraestrutura realizados pela Rio+Saneamento no bairro Âncora, um dos mais populosos de Rio das Ostras, estão permitindo a desativação das caixas d’água comunitárias da região. Com isso, centenas de moradores passaram a receber, pela primeira vez, água tratada diretamente em suas residências, por meio da rede de abastecimento regular.
Recentemente, uma das ações — que marcou um momento histórico para a comunidade — resultou na remoção de três caixas d’água comunitárias, em uma operação integrada com agentes da Prefeitura.
No bairro, o fornecimento de água ocorria principalmente por meio dessas caixas d’água, sem horários ou dias previamente definidos. A maior parte dos moradores precisava se deslocar para encher galões e garantir o abastecimento doméstico para as atividades diárias.
A desativação e retirada dessas três caixas d’água só foi possível graças a um cronograma robusto de investimentos realizados pela concessionária, que inclui a conclusão de 6 km de obras de extensão da rede de água. Entre as áreas contempladas estão cerca de 15 ruas. Com este investimento, outras 1,5 mil pessoas passaram a ser beneficiadas com água encanada em suas torneiras.
De acordo com o superintendente da Rio+Saneamento, Christian Portugal, as ações representam um passo fundamental para garantir a qualidade de vida dos moradores. “Levar água tratada diretamente para cada residência é garantir saúde, dignidade e praticidade para as famílias. O trabalho não para, e seguiremos expandindo a rede para alcançar toda a cidade”, afirma o superintendente da Rio+Saneamento, Christian Portugal.
No Âncora, os avanços seguem em andamento: recentemente, a concessionária iniciou obras de extensão da rede de água na Rua Peperônia, serviço que levará água tratada para mais de 2,5 mil pessoas. Além disso, o bairro já conta com mais de mil famílias cadastradas na tarifa social, o que demonstra o compromisso da Rio+ com a inclusão social. A tarifa especial é destinada a clientes inscritos em programas sociais do governo.
Nova realidade em Rio das Ostras
No município, a companhia solucionou o problema de desabastecimento de água com ações que incluem a ampliação do sistema produtor, a construção da nova adutora do Contorno, com 12 km de extensão, e a implantação de outros 14 km de redes de distribuição.
Ainda no sistema de abastecimento, a concessionária dobrou a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado e realizou melhorias na unidade de captação de água bruta da Ponte do Baião. Até 2028, a Rio+Saneamento terá investido mais de 230 milhões no saneamento de Rio das Ostras.










