Entre os dias 20 e 21 de setembro o bairro Âncora recebe programação com roda de samba, jongo, capoeira, maculelê e coco de roda
O Ponto de Cultura Cepro – Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras, será palco do Encontro de Culturas Populares nos dias 20 e 21 de setembro, no bairro Âncora. O evento vai reunir oficinas, apresentações, rodas e feira de artesanato, com o objetivo de valorizar tradições afro-brasileiras e fortalecer a diversidade cultural do município. As atividades acontecem no gramado em frente ao Cepro, na Avenida das Flores, 394.
A programação acontece nos dias 20 e 21 de setembro no gramado em frente ao Cepro. Foto: divulgação
A programação começa no sábado, 20, às 14h, com a Oficina de Jongo, conduzida pelo Mestre Bonde. Às 16h, será a vez da Oficina de Samba de Roda, com a Mestra Claudinha e o grupo Reconcá Lagos. O primeiro dia se encerra às 18h, com celebração e jantar comunitário.
No domingo, 21, as atividades terão início às 10h, com a Oficina de Capoeira Angola, ministrada pelo Grupo Mocambo de Aruanda BL. Às 14h, acontece a Roda de Capoeira, seguida, às 16h, da Oficina de Maculelê, com Mestre Dengo. O encerramento será às 17h, com o tradicional Coco de Roda.
Cepro recebe Encontro de Culturas Populares em setembro. Foto: ilustração
O encontro tem a parceria do Cepro, com patrocínio da Fundação Rio das Ostras de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura, além do apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Aldir Blanc (política do Governo Federal de apoio à Cultura).
“A proposta é estimular a preservação e a difusão das manifestações culturais populares no território de Rio das Ostras, promovendo integração entre mestres, artistas e comunidade”, comentou Guilhermina Rocha, presidente do Cepro.
Serviço
Encontro de Culturas Populares
Local: Gramado em frente ao Cepro
Datas: 20 (a partir das 14h) e 21 de setembro (a partir das 10h)
Atividades: Oficinas de Jongo, Samba de Roda, Capoeira Angola e Maculelê; rodas de Capoeira, Coco de Roda; feira de artesanato e jantar comunitário