“Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história” está na programação do Julho das Pretas

Em celebração ao Julho das Pretas, o Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro) realiza duas atividades culturais voltadas à valorização da cultura negra e ao protagonismo das mulheres negras. O Cine Cepro vai exibir o documentário “Lélia Gonzalez – O feminismo negro no palco da história” na próxima sexta-feira, 1º de agosto. Já a Exposição de Poesias de Mulheres Negras permanece aberta ao público até sábado, dia 2. A programação integra o calendário do Julho das Pretas e tem como objetivo fortalecer a ancestralidade, a coletividade e a resistência por meio da arte, da literatura e do debate público.
O evento também faz referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil, celebrados em 25 de julho.
Cine Cepro – No dia 1º de agosto, sexta-feira, às 18h30, será exibido no Cine Cepro o documentário “Lélia Gonzalez – O feminismo negro no palco da história”. Após a exibição, acontece a roda de conversa “O papel da mulher na sociedade: resistências e desafios”, que abordará temas como racismo, desigualdades sociais, empoderamento feminino e o papel das mulheres negras na luta por direitos.
Exposição – A 2ª Exposição de Poesias de Mulheres Negras, com o tema “Ancestralidade e coletividade: aquilombar para permanecer!”, está em cartaz até 2 de agosto, das 13h às 18h, na sede do Cepro. A mostra reúne obras de autoras negras e homenageia quatro grandes nomes da literatura e da militância: Conceição Evaristo, Beatriz Nascimento, Carolina de Jesus e Elisa Lucinda. A atividade conta com o apoio da Biblioteca Popular Patativa do Assaré e do Clube do Livro.