5RJ+Cultura abre inscrições para cursos gratuitos de dança, teatro e música

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

Programa apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa contempla Paraty, Casimiro de Abreu, Itaocara, Guapimirim e Areal

O projeto RJ+Cultura abre inscrições para cursos gratuitos de dança, teatro e música em cinco cidades no interior do Rio. A formação continuada será realizada em Paraty, Casimiro de Abreu, Itaocara, Guapimirim e Areal. Patrocinada pela Enel Rio, a iniciativa tem por objetivo democratizar o acesso à cultura por meio de aulas regulares e festivais semestrais, construindo uma forte integração com cada comunidade. Os interessados devem ter a partir de seis anos e precisam realizar o cadastro até o dia 15/01.

A proposta é preservar e revitalizar as tradições culturais locais, criando um espaço de aprendizado, troca e expressão artística que dialoga com as raízes e a diversidade de cada cidade. Com ações formativas semanais, a programação integra arte ao cotidiano das comunidades, tornando a experiência cultural uma vivência contínua, acessível e significativa para todas as idades.

Com duração de um ano, o RJ+Cultura prevê a formação de mais de 50 turmas nas cinco cidades fluminenses e cerca de 1.600 alunos impactados. Os ciclos formativos são semestrais e estão distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, com capacidade de até 30 alunos por horário. No total serão dois semestres de cursos e, ao final de cada semestre, as turmas terão a oportunidade de apresentar o aprendizado obtido ao longo das aulas, por meio da realização de festivais que contemplem as três linguagens artísticas.

“O RJ+Cultura tem foco na democratização da formação em dança, teatro e música em espaços públicos e convidativos para a população. A proposta é aproximar ainda as artes das rotinas das cidades, conectando essa iniciativa a outros programas já bem executados, a exemplo da Rede CINE+ e suas salas de exibição audiovisual com programação gratuita, destaca Paulo Feitosa, diretor do RJ+Cultura.

Todas as cidades que vão receber o novo projeto já possuem sala audiovisual multiuso da Rede CINE+. Os dois projetos vão se reforçar mutuamente. “Nosso objetivo é que cada unidade do Cine+ se torne um espaço vivo de cultura, onde a população encontre oportunidade real de aprender, criar e se expressar. Agora, esses equipamentos também serão ponto de encontro, criatividade e preservação das culturas que fazem cada cidade única”, ressalta Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Abrindo a programação, nas cidades de Areal, Casimiro de Abreu, Paraty e Guapimirim, o curso de música será voltado para práticas com instrumentos de percussão. A cidade de Guapimirim contará ainda com módulos de canto. Em Itaocara, o foco é o ensino de instrumentos de sopro e violão. Já o curso de teatro abordará módulos de improvisação, dramaturgia e interpretação. 

“Nosso compromisso é construir um ambiente inclusivo, onde a arte não seja um privilégio distante, mas um direito vivido no território. Acreditamos que cultura é pertencimento, e que toda pessoa deve ter acesso a oportunidades reais de expressão, criação e desenvolvimento, independentemente da origem, idade ou condição social. O programa promove o fortalecimento da identidade local, a valorização da diversidade cultural e o estímulo ao protagonismo comunitário”, ressalta Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas.

RJ+Cultura

O RJ+ Cultura é realizado pela Cinco Elementos Produções, com apoio institucional do Instituto CINE+ e consultoria executiva do Instituto Ibero Culturas. A iniciativa conta com patrocínio da Enel Distribuição Rio e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Quitanda Soluções Criativas

Desde 2008, a Quitanda Soluções Criativas se destaca no desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a Quitanda Soluções Criativas foi pioneira ao oferecer formação aos trabalhadores da cultura, com cursos técnicos e de pós-graduação com o programa Laboratórios Culturais. Ainda em seu rol de projetos transformadores, vem impactando as vidas de artistas e plateias com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Enel Rio – Mais de 80 projetos culturais e esportivos incentivados

A Enel Rio é a maior patrocinadora de projetos culturais e esportivos no Estado, por meio das leis de incentivo. No último ano, a distribuidora investiu mais de R$94 milhões em 87 iniciativas que beneficiaram cerca de 650 mil pessoas.

Inscrições:

Curso de Dança: https://rjmaiscultura.com.br/danca/

Curso de Música: https://rjmaiscultura.com.br/teatro/

Curso de Teatro: https://rjmaiscultura.com.br/musica/

Redes sociais: @rjmaiscultura

ads-imprensa
ads-imprensa
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Redes

Parceiros

IPTU 2025 RIO DAS OSTRAS - BANNER 367x537_azul
IPTU 2025 RIO DAS OSTRAS - BANNER 367x537_azul
previous arrow
next arrow

Recentes

Portal Multiplataforma