Rio+Saneamento recebe alunos da UFF para visita técnica

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

Atividade realizada em parceria com a universidade proporcionou aos estudantes uma imersão prática nas etapas do processo de tratamento de água

A Rio+Saneamento recebeu, neste mês, estudantes e professores da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói, para uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado. A atividade, realizada em parceria com a universidade, proporcionou aos alunos uma imersão prática nas etapas do processo de tratamento de água — desde a captação no Rio Macaé até a distribuição à população.

Acompanhados por técnicos da Rio+Saneamento, 23 estudantes e dois professores conheceram de perto as fases do tratamento, que envolvem coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção da água. Um dos grandes destaques apresentados ao grupo foi o projeto inovador de reaproveitamento do lodo gerado durante o processo de tratamento, que vem sendo transformado em matéria-prima para a produção de cerâmicas, como tijolos e telhas. A iniciativa já destinou mais de 504 toneladas de lodo para reutilização, reduzindo significativamente o descarte em aterros sanitários e contribuindo para a preservação ambiental.

O professor Fábio Braga destacou a visita como uma vivência prática importante para os alunos. “Trouxemos alunos do 4º e 5º períodos do curso de Engenharia Civil, que estão estudando materiais de construção e soluções sustentáveis. Ver o interesse deles nas etapas de tratamento da água e no aproveitamento do lodo foi muito enriquecedor”, destacou o professor.

O estudante Lucas Ribas também comentou sobre a relevância da experiência: “Gostamos muito da visita. Entender como funciona todo o processo até a distribuição da água em Rio das Ostras foi muito gratificante. Isso vai agregar bastante ao nosso projeto de extensão, que trata justamente do uso de resíduos na fabricação de concreto”.

Para Alan Jhonny Ribeiro, supervisor de Operações da Rio+Saneamento, receber os futuros profissionais é motivo de orgulho: “Para nós, é uma honra contribuir com a formação de jovens engenheiros. Sabemos que muitos deles serão os inovadores do amanhã, desenvolvendo tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Poder contribuir com isso é muito gratificante”, destacou.

Ampliada há cerca de um ano, a ETA Rio Dourado representa um marco importante para o saneamento de Rio das Ostras. Com capacidade elevada para 600 litros de água tratada por segundo, a estação garante mais qualidade e segurança no abastecimento para milhares de moradores do município.

ads-imprensa
ads-imprensa
brigitte
brigitte
ANUNCIO 2 IMPRENSA
ANUNCIO 2 IMPRENSA
sagrada
sagrada
ana
ana
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Redes

Parceiros

IPTU 2025 RIO DAS OSTRAS - BANNER 367x537_azul
IPTU 2025 RIO DAS OSTRAS - BANNER 367x537_azul
IPTU 2025 RIO DAS OSTRAS - BANNER 367x537_azul_FEV
IPTU 2025 RIO DAS OSTRAS - BANNER 367x537_azul_FEV
previous arrow
next arrow

Recentes

Portal Multiplataforma