Diabetes na infância

Foto: Divulgação

O diabetes é uma doença crônica, que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% dos jovens consomem doces em demasia e isso é um sinal de alerta. Por isso, neste dia 14 de novembro precisamos conscientizar a população sobre o Diabetes.

Esta doença é causada pela ausência ou ineficiência da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. E os dados do MS apontam que mais de um milhão de crianças brasileiras têm diabetes, e o Diabetes Melitus tipo 1, também denominado infanto-juvenil, é mais frequentemente encontrado em crianças e adolescentes.

Pais e cuidadores devem ficar atentos aos sinais e sintomas como o aumento de sede e a vontade de fazer xixi, e a perda de peso, principalmente quando a criança não engorda. Assim como a preocupação com o crescimento, o acompanhamento dos hábitos alimentares e dos índices de glicemia das crianças é fundamental. Evitar alimentos artificiais, ricos em açúcares, frituras e carboidratos, e priorizar frutas e legumes, carnes pouco gordurosas e sucos naturais, medidas simples e que podem garantir uma vida mais saudável, principalmente das crianças.

Não esquecer também da atividade física regular, que evita principalmente a obesidade, uma das principais causas da diabetes.

É de criança que se aprende!

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS