Vem chegando o verão

Verão é sinônimo de alegria. Os dias são mais longos, as noites mais efervescentes e a vida muito mais feliz. Esta é uma das estações mais propícias para o turismo. O clima favorece, as crianças entram de férias e ainda acontecem as festas de fim de ano e o Carnaval.

Foto

É a época onde o brasileiro bota o pé na estrada em busca de novos destinos, nacionais ou internacionais, de carro, ônibus ou avião. Graças ao turismo, atividade econômica que mais movimenta a economia, o comércio aquece as vendas e a rede hoteleira vê sua taxa de ocupação aumentar.

As aventuras vão começar. Registre os momentos. Aproveite a viagem porque ela está só começando...

Arraial do Cabo: o Caribe brasileiro é aqui!
Por: Andréa Tinoco

Foto

A 162 km de distância do Rio de Janeiro, estão localizadas 4 entre as melhores praias do Brasil. Estamos falando de Arraial do Cabo, uma cidade de inúmeras belezas naturais e reconhecida internacionalmente como a capital do mergulho brasileira.



Chegando a cidade, a primeira vista é de tirar o fôlego: a beleza da Prainha, vista de cima, dá uma mostra que você chegou ao melhor destino. Ao ver suas praias de águas transparentes e finíssima areia muito branca, você compreenderá imediatamente o porquê de Arraial do Cabo estar no ranking das mais belas praias do mundo. São perfeitas para o mergulho de batismo, para profissionais, para quem quer se divertir com o snorkeling ou simplesmente curtir um dia paradisíaco.

Sua abundante fauna marinha também é um espetáculo a parte. Aliás, a cidade reserva inúmeros espetáculos proporcionados pela natureza, e imperdíveis: o por do sol visto do Pontal do Atalaia ou na Praia Grande, as Prainhas do Atalaia, a Praia da Ilha do Farol (eleita pela Revista Veja em 2000 a praia mais perfeita do Brasil), a fascinante beleza vista de seus mirantes e seu incrível mar.

A topografia da cidade também é um convite para os praticantes do ecoturismo, que procuram cada vez mais a região. Suas trilhas atraem pela beleza da vista, além de curiosidades históricas. Por falar nisso, a cidade conta com importantes marcos históricos, como a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, erguida em 1506 pelos portugueses e onde foi celebrada a primeira missa em local fechado no Brasil; o Farol Velho, inaugurado em 1833, com suas ruínas localizadas no topo da ilha do Farol; o Marco Histórico da chegada de Américo Vespúcio, na Praia dos Anjos e a Casa da Poesia, charmoso centro de cultura na casa onde viveu o poeta Victorino Carriço.

Vale a pena visitar os distritos de Monte Alto, Figueira e Pernambuca. É lá que se encontra a restinga de Massambaba, uma extensa área de preservação ambiental, banhada a sul pela Praia Grande e a norte pela Lagoa de Araruama. A restinga abriga as mais exóticas orquídeas do mundo, e é um excelente destino para a prática do ecoturismo. Já a Lagoa de Araruama, por conta dos ventos no local, abriga as melhores condições para a prática do kite surf, especialmente na Ponta do Alcaíra. Sua topografia ajuda o vento a ganhar mais velocidade, já que a área é plana. A água, sempre abrigada, apresenta uma temperatura bastante agradável, e a Ponta do Alcaíra está localizada em um banco de areia que se estende quase que até o meio da lagoa, dividindo o pico em dois.

Se você está em busca de férias inesquecíveis, seu destino perfeito é Arraial do Cabo.

Comentários