Saiba como cuidar do seu pet no verão

Para evitar problemas de pele, principalmente no verão, quando a exposição solar é mais intensa por conta dos raios ultravioletas, nós devemos nos cuidar e passar o protetor solar. Da mesma forma, devemos ter uma atenção especial com nossos amigos de quatro patas. Cachorros e gatos merecem ter uma atenção especial porque, ao contrário dos humanos, os animais transpiram pela aquela almofadinha embaixo da pata, pelo focinho e pela boca.

Foto

Neste verão preparamos algumas dicas para proteger nossos amigos de forma adequada.

Hora do passeio
O ideal é que os passeios sejam feitos pela manhã ou no final da tarde, evitando o horário de maior exposição do sol. O chão quente pode acabar queimando a pata do seu animal, considerada uma área de muita sensibilidade. Verifique a temperatura do asfalto e procure caminhar na sombra e sempre faça uma pausa para descanso do animal.
Cuidado com a insolação
Para evitar que o animal tenha problemas por causa do sol, mantenha sempre uma vasilha de água fresca e molhe bem a sua cabeça e seu corpo para manter a temperatura baixa. Escolha um local com sombra para que o animal fique durante o dia, Caso note o animal apático, exausto, caído ou com a língua sempre para fora, entre em contato com um veterinário.
Uso do protetor solar
Cães e gatos também podem pegar câncer de pele, principalmente aqueles de pele clara (confira a cor da barriga do seu pet para ver se ele se encaixa nessa categoria). Aplique o protetor em regiões sem pelos, como focinho e orelhas, em média a cada duas horas. O produto feito especialmente para animais não oferece riscos de intoxicação se for lambido pelos bichos.
Cuidado com parasitas
Micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele são mais comuns no verão. Para evitar que o animal contraia alguma dessas enfermidades, recomenda-se evitar levar o cão a locais muito frequentados por outros animais, aplicar remédios antipulgas e procurar um veterinário se perceber sinais como vômito ou diarreia.
Local onde dormem
Quando os animais percebem que o local onde dormem é quente demais, eles próprios buscam lugares mais frescos, como pisos de mármore. É papel dos donos verificar se o ambiente em que seus animais de estimação dormem recebe muita luz durante o dia, o que aumenta a temperatura mesmo durante a noite e se é ventilado.
Não tranque seu animal no carro
Quando sair de carro com seus animais, não os deixem trancados no carro, caso precisem sair do veículo por um momento. No verão as temperaturas aumentam tanto que em poucos minutos o seu animal pode sofrer uma insolação.

Comentários