Dicas para uma alimentação saudável no calor


Por: Nirvana Braga

Quem mora em regiões muito quentes sabe que bem-estar não é artigo abundante no verão. O calor excessivo nos deixa cansados, irritados, sem apetite (como é difícil seguir uma alimentação saudável no calor!) e, em algumas pessoas pode causar queda da pressão arterial, o que pode levar à sensação de mal-estar e até a desmaios.

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Neste ano já começamos a ter uma prévia de como vai ser o verão: inclemente. E não vai ser nada fácil enfrentar o que nos espera: a perspectiva de um verão assolador, com racionamento de água e energia elétrica. Mas podemos adotar medidas para reduzir o desconforto em vários aspectos. A alimentação é um dos principais.

Eis dez sugestões para você ter uma alimentação saudável no calor:

HORTIFRUTI
No mercado, a principal seção é a de hortifrutigranjeiros. Consuma frutas em todas as refeições: no café da manhã, nos lanches da manhã e da tarde, no almoço e no jantar. Inclua legumes e verduras (de preferência crus) no maior número possível de refeições. Os crus oferecem grande quantidade de água. Além disso, são ricos em fibras que, associadas à água, tornam-se uma excelente combinação para auxiliar na queima de gordura e ajudam na manutenção de um metabolismo saudável. A melancia, por exemplo, é mais do que apenas uma sobremesa alternativa ou uma salada saborosa.
SUCOS
Abuse dos sucos naturais (sem açúcar) bem geladinhos. Picolés, raspadinhas e sacolés de sucos naturais são ótimos para refrescar. Cenoura e beterraba cruas ficam saborosas nos sucos, e ainda ajudam a adoçar.
GRÃOS
Dê preferência aos grãos e produtos integrais, como arroz, pão e macarrão. Como o calor tira um pouco a fome e os alimentos integrais são digeridos mais lentamente, com eles o estômago e o intestino ficam ocupados por mais tempo.
CHÁS
Chá gelado também é uma ótima opção para hidratar. Acrescente bastante gelo e ingredientes como hortelã, limão, gengibre e erva-doce para aumentar a sensação refrescante. Nada de açúcar, mas um pouquinho de mel é permitido.
CARNES
Prefira carnes grelhadas. Qualquer que seja sua preferência, quanto menos gordura no preparo melhor. Grelhar é a melhor opção. A carne vermelha (bovina), a de aves (frango, peru) ou de peixe (mais leve e mais saudável).
ESTIMULANTES
Corte o álcool, açúcar e cafeína depois do almoço por uma semana e veja como o seu sono vem mais fácil e melhor.
SAL
Use sal com moderação para ajudar a diminuir os riscos de pressão alta e retenção hídrica.
GULODICES
Evite refrigerantes, bolos, biscoitos doces e recheados, salgadinhos de pacote e outras guloseimas como regra da alimentação.
EXERCÍCIOS
Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
ÁGUA
Beba pelo menos 2l de água todos os dias.

Nunca é demais lembrar:

Diga não ao desperdício, qualquer que seja ele – comida, água, energia.
Nosso planeta agradece!

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