É Verão! Todo cuidado é pouco com as crianças


Por: Drª Ana Cristina Guerrieri

Com a chegada do Verão a temperaturas aumenta e é hora de ter cuidados importantes com bebê, crianças e adolescentes para evitar doenças e acidentes.

Foto

Algumas coisas são essenciais. Ficar atento à exposição ao sol, qualidade da alimentação e o vestuário.

O sol é responsável pela metabolização e síntese da vitamina D, e pela fixação do cálcio nos ossos, portanto é importante que bebês e crianças tomem banho de sol. Mas nada de exageros! O bebê deve tomar banho de sol diariamente pela manhã até às 9h, por cerca de 20 minutos, 10 com roupa e 10 só de fraldinha, e crianças com mais idade têm que ter moderação também.

A exposição solar considerada saudável deve ser sempre antes das 10h e após as 17h, caso esteja no horário de verão, por no máximo 30 minutos. Depois desse tempo é melhor usar protetores, roupas e chapéus que proporcionam uma barreira contra radiação ultravioleta.

A utilização de protetores solares deve se tornar um hábito em nossa vida, devendo ser usado todos os dias, mesmo em dias nublados. Os mais indicados são com fator de proteção acima de 30 e devem ser reaplicados a cada 2h, principalmente quando estamos expostos diretamente ao sol e a água.

Caso as crianças estejam tomando algum remédio, é sempre bom perguntar ao pediatra se é necessário algum cuidado, porque existem medicamentos que tornam a pele mais sensível ao sol.

A alimentação também deve ser observada para evitar incidências de desidratação e diarreias, muito comuns durante o Verão. Não se deve esperar que as crianças solicitem água ou comida. Eles devem ser oferecidos com mais frequência, principalmente líquidos e frutas.

Opte sempre por uma alimentação simples durante o Verão. Muita água, sucos naturais, frutas, legumes, principalmente os ricos em caroteno e vitaminas como cenoura, abóbora, mamão, laranja, folhas verdes escuras e tomate, que ajudam na proteção da pele contra raios solares. Evite alimentos pesados e gordurosos, como frituras, biscoitos recheados, salgadinhos. E redobre a atenção quanto à procedência dos alimentos consumidos fora de casa.

Crianças e adolescentes devem vestir roupas finas, folgadas e preferencialmente de algodão nos dias de tempo quente. O uso de roupas e acessórios com proteção solar é indicado principalmente quando as crianças e adolescentes estão expostas ao sol diretamente. É a maneira mais fácil de proteção contra radiação ultravioleta.

O Verão também é tempo de férias escolares, portanto crianças e adolescentes têm mais tempo para atividades esportivas e de lazer ao ar livre. Para que essas atividades não virem uma dor de cabeça, incentive o uso de equipamentos de segurança, supervisione as crianças sempre, e marque pontos de encontro, escolha pontos de referência e utilize até pulseiras de identificação.

Cuidado com os insetos! Este é um alerta para todos nós! Use repelente e evite lugares com água parada e proliferação de insetos, principalmente os mosquitos, que causam doenças como a dengue, o zika vírus, a chikungunya e a febre amarela.

Aproveite o Verão para fazer programas em família e ao ar livre, mas nunca esqueça os principais cuidados.

Comentários