Alguém se arrisca a ser super sincero?

Foto: Divulgação

A sinceridade pode ser uma faca de dois gumes, você pode ser deixado sozinho. Ou então com poucos amigos.

Vamos refletir?

Se você é capaz de ser 100% honesto há uma alta probabilidade de ser deixado sozinho, até sem amigos.

Há pessoas que sempre dizem o que pensam e sentem, isso as tornam honestas e diretas. Mas essa atitude nem sempre é bem recebida por todos.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Washington, as pessoas que são diretas e sempre preferem a verdade precisam aceitar a possibilidade de acabarem sozinhas.

Isso ocorre porque esses são traços de personalidade que às vezes trazem problemas de socialização e muita gente, talvez a maioria das pessoas, não gosta de ouvir a verdade.

Por esse motivo, se você for muito direto e as pessoas não apoiarem sua sinceridade, elas se afastarão de você para evitar ter que ouvir suas percepções e verdades. Aí, não tem jeito: você se isola do mundo.

Mas o que fazer diante disso?

Falar ou não falar o que se pensa dos fatos e das pessoas?

Este estudo também mostrou que pessoas menos diretas tendem a ficar mais relaxadas e se relacionar melhor com as pessoas.

Mas com isso, não estou dizendo para você parar de ser honesto... basta usar palavras mais sutis, pensar bem no que vai dizer para não machucar ninguém e afastar as pessoas da sua vida.

O importante é que você aprenda a se comunicar melhor com os que estão ao seu redor. Não se trata aqui de ser é hipócrita.

O fundamental é pensar bem antes de se expressar.

Lembre-se: evite dizer palavras ofensivas que possam desencadear um mal-entendido.

Como diz o livro de Tiago: Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS