Meditar ajuda na concentração para melhorar o dia

Foto: Divulgação

Para garantir um pouco de estabilidade no meio da turbulência do dia-a-dia, principalmente neste período de pandemia e incertezas, é necessário encontrar o equilíbrio e uma das formas para ter sucesso nessa empreitada é a meditação.

A meditação age como um tipo de exercício mental, onde as funções cognitivas são criadas para dar condições mais favoráveis, resultando em aumento do foco, criatividade e concentração, redução da resposta ao estresse e rapidez na tomada de decisões, habilidades muito valorizadas, principalmente, no ambiente corporativo.

Na verdade, a meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a produtividade no trabalho ou estudos.

Apesar de ser mais facilmente praticada em aulas e locais próprios, com um instrutor, a meditação também pode ser feita em outros ambientes como em casa ou no trabalho, por exemplo. Para aprender a meditar sozinho, é necessário praticar diariamente as técnicas por 5 a 20 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.

O passo a passo para meditar consiste em:

RESERVAR UM TEMPO
Deve-se reservar 1 ou 2 momentos ao longo do dia para se desligar por um tempo. Pode ser ao acordar, para permitir começar o dia com menos ansiedade e mais foco, no meio do dia, para se descansar um pouco das tarefas, ou quando for se deitar, para acalmar a mente antes de dormir.
Idealmente, um período de 15 a 20 minutos é um ótimo tempo para trazer os máximos benefícios da meditação, mas 5 minutos já são suficientes para permitir uma viagem para dentro de si, alcançando tranquilidade e foco.
Para evitar preocupações com o tempo, é possível programar um despertador no celular para o tempo que deseja se manter meditando.

ENCONTRAR UM LOCAL CALMO
É recomendado separar um espaço onde possa se sentar com um pouco de tranquilidade, como uma sala, um jardim, um sofá, sendo também possível na pró-pria cadeira do escritório, ou até no carro, após estacionar antes de ir para o trabalho, por exemplo.
O importante é que possa estar, de pre-ferência, em um ambiente tranquilo e com míni-mo de distrações para facilitar a concentração.

ADOTAR UMA POSTURA CONFORTÁVEL
A posição ideal para a prática da meditação, de acordo com as técnicas orientais, é a postura de lótus, em que se permanece sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, logo acima dos joelhos, e com a coluna reta. Entretanto, essa posição não é obrigatória, sendo possível ficar sentado ou deitado em qualquer posição, inclusive em uma cadeira ou banco, desde que esteja confortável, com a coluna reta, ombros relaxados e pescoço alinhado.

CONTROLAR A RESPIRAÇÃO
É importante aprender a dar uma atenção mais especial à respiração, utilizando os pulmões completamente. Deve ser feita uma inspiração profunda, puxando o ar utilizando a barriga e o tórax, e uma expiração lenta e prazerosa.
O controle da respiração pode não ser fácil no começo, o que acontece com a prática, mas é importante que seja confortável e sem forçar, para que não se torne um momento desagradável. Um exercício que pode ser feito é contar até 4 na inspiração, e repetir esse tempo para a expiração.

FOCAR A ATENÇÃO
Na meditação tradicional, é necessário encontrar um foco para manter a atenção, geralmente um mantra, que é qualquer som, sílaba, palavra ou frase que deve ser repetida várias vezes para que exerça um poder específico sobre a mente, e que auxilie a concentração para a meditação.
Ele deve ser vocalizado ou pensado pela pessoa que faz a meditação e, de preferência, se for um mantra de origem no budismo ou Yoga, seja ensinado da forma correta por um professor. O “om” é o mantra mais conhecido, e tem o poder de trazer paz interior durante a meditação.
Com o tempo e a prática, se torna mais fácil se concentrar melhor e evitar os pensamentos.

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO PARA A SAÚDE
Com a prática diária da meditação, é possível perceber um melhor controle dos pensamentos e manutenção do foco nas atividades, além de trazer outros benefícios, como:
- Auxílio no tratamento da depressão e diminuição das chances de recaída;
- Controle do estresse e a ansiedade;
- Diminuição da insônia;
- Melhora do foco e do rendimento no trabalho e estudos;
- Ajuda no controle da pressão alta;
- Maior controle da glicemia no diabetes;
- Ajuda no tratamento de distúrbios alimentares e obsessivo-compulsivos.
Assim, mesmo sendo um técnica de tradições antigas orientais, a meditação é totalmente aplicável no dia-a-dia para melhorar o bem-estar e qualidade de vida.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS