Novembro Roxo

Foto: Divulgação

Novembro é o mês de conscientização da Prematuridade, celebrado em mais de 50 países com a finalidade de se discutir, pensar, estudar e definir ações para evitar o nascimento de bebês prematuros.
A cor escolhida como símbolo da campanha representa a sensibilidade e a individualidade de cada bebê prematuro e também significa transformação, algo visível para quem acompanha o desenvolvimento desse bebê.
Dados atualizados indicam que cerca de 12% dos bebês brasileiros nascem antes da 37ª semana, quase 931 por dia. E estas crianças são bastante vulneráveis e para sobreviver, precisam de cuidados específicos.
Além do bebê, a família também precisa da dedicação de uma equipe multidisciplinar que vai acompanhá-los e acolhê-los nos primeiros anos de vida da criança.
Algumas ações podem prevenir o parto antes do tempo normal como um acompanhamento da gestação com pré-natal, iniciado precocemente, para prevenir ou identificar doenças maternas e possíveis problemas com o feto.
Cuidar das famílias dos prematuros é um trabalho de muita doação e amor, que faço, junto de uma equipe multidisciplinar, no Programa de Follow Up do município de Rio das Ostras, há alguns anos. Aprendo todos os dias com eles e suas famílias. Agradeço sempre cada conquista, mesmo que pequena, dos nossos pequenos.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS