Estilo streetwear é influenciado pela cultura pop, moda esportiva e tribos urbanas

Foto: Divulgação

O estilo streetwear é influenciado pela moda esportiva, pela cultura pop e pelas tribos urbanas. Por isso, ele está sempre mudando, acompanhando as tendências e se inspirando em diferentes movimentos sociais.

A moda é composta por diversos estilos: romântico, casual e esportivo são alguns exemplos. Cada um deles têm características e influências próprias. Música, esporte e rebeldia são alguns fatores que culminaram na criação do streetwear. A seguir, entenda como esse estilo surgiu e quais são as principais características dele.

História do streetwear
A história dá duas origens ao streetwear, que se complementam. Nos anos 1950, os Teddy Boys surgiram nos bairros operários ingleses. Eram jovens que gostavam de rock e se reuniam em pubs usando calças jeans justas, casacos grandes e sapatos com sola emborrachada.

Em 1980, nos Estados Unidos, outro movimento também é apontado como origem do streetwear. Um fabricante de pranchas de surf, Shawn Stussy, decidiu usar o logotipo — o sobrenome escrito à mão — para estampar camisetas. O sucesso foi imediato e ele passou a concorrer com marcas já estabelecidas no mercado.

O surfista usou os mesmos elementos que fazem sucesso na estética punk e nas camisetas de rock: logo em destaque, desenhos chamativos e um acabamento que lembra produtos artesanais. Assim, de maneira natural e descompromissada, o estilo streetwear surgiu.

Influências culturais
Shawn Stussy estava no lugar certo e na hora certa. Em 1980, a Califórnia reunia diversos movimentos culturais e era responsável pelo lançamento de muitas tendências.

Bandas como Metallica, Slayer, Black Flag e Dead Kennedys estavam surgindo no cenário do metal e hardcore. Por outro lado, o Hip Hop também estava ganhando destaque como movimento expressivo.

Os jovens dessa época buscavam um visual confortável, urbano e descontraído, que combinava com o movimento contracultura. Eles negavam o estilo Yuppie, usado por jovens em ascensão financeira, e o estilo Preppy, comum entre os adolescentes afortunados, então adotaram o visual urbano proporcionado pelo streetwear.

Estética streetwear
A moda streetwear tem uma linguagem visual própria. Grafites, ilustrações pop e design gráfico marcam presença nas estampas. Além disso, elementos que fazem parte do estilo de vida desses jovens, como surfe e skate, aparecem como símbolos carregados de significado nas roupas.

O streetwear quebra os paradigmas da moda. Por isso, é um estilo vivo, que segue as tendências e as mudanças sociais. A estética é instigante, moderna e inusitada, criando peças-desejo que esgotam rapidamente. Não à toa, marcas de renome e alta costura desenvolveram coleções especiais inspiradas no movimento.

Atualmente, a cultura sneaker tem grande influência no streetwear feminino e masculino. Os tênis já faziam parte desse estilo, mas agora eles ficam em evidência. Por isso, é importante destacar uma mudança: se, antes, o movimento era de contracultura, hoje ele é objeto de desejo.

Principais peças do estilo streetwear

Não é difícil encontrar roupas streetwear. Peças de moletom, como calças e casacos, costumam marcar presença na maioria das coleções. O jeans também se destaca e aparece em peças com modelagens diferenciadas.

Não tem como falar sobre esse estilo sem citar as camisetas. Todos os modelos têm espaço dentro do streetwear: básicas, estampadas com logo e estampas gráficas são as mais comuns. Aliás, elas costumam chamar a atenção, assumindo uma posição de destaque.

O streetwear masculino e feminino também é marcado por jaquetas e casacos extravagantes. Cores fortes e estampas de cultura pop são as principais características. A modelagem ainda é diferenciada: tamanho maxi, transparências, costuras desconectadas e bolsos assimétricos tornam as peças únicas.

Acessórios
Algumas pessoas acreditam que a moda masculina oferece poucas opções aos homens. No entanto, essa opinião está equivocada. Quem segue o estilo streetwear sabe da variedade de estampas, modelagens e tecidos disponíveis no mercado.

Além das roupas, os acessórios são fundamentais na composição do visual. Tênis e bonés são tão importantes que, hoje, muitas marcas desenvolvem coleções limitadas que esgotam rapidamente. Então, conte com eles para deixar a composição mais personalizada.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS