Wellness: conceito promove bem-estar e preza por uma vida equilibrada

Foto: Divulgação

Postado por: Insider

O termo wellness significa “bem-estar” em tradução literal para o português. Muito mais que um conceito, ele é visto como um estilo de vida a ser seguido por aqueles que prezam pelo equilíbrio.

Desse modo, o wellness pode ser visto como o ato de praticar hábitos saudáveis diariamente, aumentando o bem-estar do corpo e da mente. Ele está presente em diversas esferas da vida e vai além da saúde física.

A Insider preparou um conteúdo completo para explicar de que modo esse estilo de vida funciona na prática e como adotá-lo em sua rotina. Confira abaixo.

Dimensões do wellness
Entender o que é wellness não é difícil, afinal, trata-se de um conceito ligado ao bem-estar e ao estilo de vida saudável. Entretanto, muitas pessoas associam o termo “saudável” à saúde física. Apesar desta ser uma parte importante, o wellness também está presente em outras dimensões.

O bem-estar intelectual, por exemplo, refere-se à capacidade de manter a mente aberta para novas ideias e conhecimentos, ao passo que o emocional revela a importância de reconhecer e compreender os próprios sentimentos — habilidade que atua diretamente no controle do stress.

O bem-estar financeiro está relacionado com a capacidade de gerenciar os próprios recursos; o profissional refere-se ao equilíbrio entre atividade profissional e valores pessoais; o social revela a importância das relações interpessoais; por fim, o bem-estar ambiental preza pelo respeito à natureza.

WELLNESS NA PRÁTICA
Os diferentes tipos de “bem-estar” citados no tópico anterior revelam que o wellness e seu significado atravessam diversas esferas da vida. Contudo, pode ser difícil entender como aplicar o conceito na prática para alcançar uma vida mais equilibrada e saudável. Confira algumas dicas simples e funcionais.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Para realizar as atividades do dia a dia, é importante manter um corpo bem nutrido. Por isso, o wellness aborda questões de saúde, que vão dos exercícios físicos à alimentação.

Manter uma alimentação balanceada não significa seguir uma dieta restrita, mas ingerir todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Alimentos frescos e sem agrotóxicos são indicados, enquanto produtos altamente industrializados devem ser evitados.

Atividade física
Wellness e fitness são conceitos diferentes. O primeiro preza pelo bem-estar total, enquanto o segundo está mais ligado às capacidades físicas de realizar determinadas atividades esportivas.

Seguir uma rotina de atividades físicas também é fundamental no wellness. Nesse caso, o objetivo não está ligado à aparência ou ao desempenho excepcional, mas ao fato de manter o corpo ativo e saudável. Desse modo, é possível adotar uma rotina mais leve de exercícios, como a caminhada.

Autocuidado
Devido à pandemia do novo coronavírus, o autocuidado tornou-se ainda mais relevante. Esse conceito fala sobre entender vontades, desejos e necessidades, adotando hábitos de autocuidado que melhoram a qualidade de vida a partir disso.

Alimentação e atividades físicas são algumas formas de autocuidado, mas esse conceito pode ser explorado em outras esferas. Cuidar de si próprio também é ler um livro apenas pelo prazer que a leitura proporciona, fazer um dia de spa em casa ou investir tempo cuidando das plantas.

ROUPAS CONFORTÁVEIS
A tendência athleisure popularizou o estilo esportivo fora das academias. Desse modo, as roupas possuem um design característico das peças próprias para as atividades físicas, mas são desenvolvidas para o dia a dia. Essa tendência revela a necessidade de conforto e praticidade da população.

Nesse sentido, vale apostar em roupas tecnológicas e confortáveis, que aumentam a sensação de bem-estar. As peças da Insider, por exemplo, são desenvolvidas com tecnologia anti odor e anti suor, garantindo conforto térmico mesmo em casos de variação de temperatura.

QUALIDADE DO SONO
O mundo está cada vez mais conectado. Em tempos de pandemia, ficou evidente quanto tempo passamos em frente ao computador ou aos smartphones. Esse hábito afeta diretamente o nosso sono. Não à toa, especialistas indicam afastar-se das telas algumas horas antes de ir para a cama.

As consequências de uma noite mal dormida afetam o sistema imunológico, podendo influenciar, inclusive, o apetite. Por isso, quem está em busca de uma vida mais saudável e equilibrada precisa priorizar o sono.

Todasas as dimensões precisam ser trabalhadas

Depois de entender o wellness e seu conceito, é importante trabalhar todas as suas vertentes. Algumas pessoas têm o bem-estar financeiro e profissional bem desenvolvido, mas precisam focar na saúde física e emocional, por exemplo.

Nesse sentido, é importante praticar o autoconhecimento para entender quais áreas precisam ser mais trabalhadas. Desse modo, fica mais fácil viver seguindo o conceito wellness em sua magnitude, percebendo mudanças reais e efetivas na vida.digestiva que é utilizada para fins recreativos, mas também como produto fitoterápico na produção de tinturas, garrafadas e raizadas desde o século XVI.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS