Os benefícios do esporte para saúde física e mental durante a pandemia

Foto: Divulgação

Não é segredo que as atividades físicas são boas para saúde, mas você conhece todas as razões pelas quais os exercícios podem melhorar a sua qualidade de vida? Os benefícios do esporte para saúde e bem-estar físico, mental e social são inúmeros.

Além de nos manter em forma, pois melhora o metabolismo e ajuda a queimar calorias, os esportes previnem de doenças cardiovasculares, fortalece a musculatura e o sistema imunológico saudável, podem melhorar a qualidade também a duração do sono, entre muitos outros benefícios do esporte para sua saúde.

Embora já saibamos que os esportes podem ser muito divertidos, seus benefícios para nosso bem-estar mental e social também são fundamentais. A prática esportiva é excelente para a saúde mental, pois pode combater os sentimentos de ansiedade e depressão, aguçar o foco e melhorar a autoestima.

As pessoas que praticam esportes regularmente têm mais autodisciplina, isso se reflete em outros aspectos da vida também, como autoconfiança e espírito de liderança.

Por que escolher atividades ao ar livre?
Com a pandemia e isolamento social causados pelo novo coronavírus, as academias e clubes tiveram que se manter fechados por um tempo como medida de prevenção a propagação do vírus, com isso, muitas pessoas deixaram de praticar atividades físicas regularmente.

Mesmo com o retorno, algumas pessoas ainda se sentem inseguras de voltar a praticar esportes em ambientes fechados. Por isso, escolher atividades que podem ser praticadas ao ar livre é a melhor opção.

Além de ser mais seguro, pois o ar fresco está em constante movimento, dispersando as gotículas respiratórias liberadas ao falar, tossir ou espirrar. A luz solar é a principal fonte de vitamina D tão importante ao corpo humano.

Durante o verão é muito comum ver pessoas praticando esportes ao ar livre, em parques, praças e até na praia. Mas é importante ressaltar que devido aos riscos durante a pandemia de COVID-19, mesmo as práticas esportivas ao ar livre necessitam de mais atenção e cuidados.

Veja os esportes mais seguros
Esportes em grupo como o futebol e o vôlei, os esportes mais praticados no Brasil, são de médio a alto risco de contaminação do COVID-19, mesmo que praticados ao ar livre. Isso porque esses esportes requerem muito contato entre os jogadores.

Já os esportes individuais como corrida, natação, ginástica, atletismo, entre outros são de baixo risco de contaminação e, desde que mantido devido distanciamento de 2 metros, podem ser praticados ao ar livre tranquilamente.

O tênis, apesar de precisar de pelo menos dois jogadores, cada pessoa fica do seu lado da quadra, e assim, não requer contato físico e aproximação. Além disso, a dança, quando praticada sozinho, também é uma atividade física segura.

Roupas antivirais
O uso da máscara em ambientes comuns e públicos é obrigatório. Por isso, os esportes ao ar livre precisam ser praticados de máscara. A melhor máscara para esporte é a antiviral que, além de proteger contra vírus e bactérias, absorve e evapora a umidade rapidamente ajudando no seu desempenho esportivo.

Além disso, a camiseta antiviral evita que os vírus permaneçam e se proliferam no tecido, evitando assim a contaminação cruzada. Por ser antibacteriana e anti suor, também é uma excelente camiseta para as práticas esportivas.

Os esportes trazem muitos benefícios para sua vida, independentemente da idade, podem prolongar seu bem-estar físico, bem como melhorar sua saúde mental. Portanto, comece a praticar agora mesmo.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS