Retorno às aulas presenciais: quem responde por isso?

Foto: Divulgação

Por Cezar Santa Ana

Diversas instâncias do poder público estão autorizando o retorno às aulas presenciais. As formas são variadas: por segmento, por ciclos e até mesmo por redes específicas de ensino. Alguns decretos seguem linhas mais coerentes; outros, nem tanto.

Mas afinal, de quem é a responsabilidade?

É consensual que a educação envolve uma multiplicidade de sujeitos. Contudo, embora direta ou indiretamente todos sejam responsáveis em todas as esferas, é importante salientar que o gerenciamento de cada etapa é da alçada de sujeitos específicos.

No caso da autorização do retorno às aulas, o principal responsável é o órgão competente que tornou público a existência de um cenário favorável ao retorno. Que fique claro, inclusive, que uma vez não havendo impedimento legal, as instituições privadas, como prestadoras de serviço, não têm a opção contrária.

Mas voltando à questão da responsabilidade principal, é o poder público que abastecido por dados e organizado por um conjunto de órgãos que subsidiam sua decisão quem deve assumir a decisão tomada. Isso exime as escolas e a sociedade em geral? Claro que não, mas estas têm papel colaborativo (muito importante, sem dúvidas) em espaços menores.

Mas de que forma esta responsabilidade do poder público deve estar manifestada? Ora, na certeza e clareza da decisão tomada; no cuidado analítico e interpretativo que não deve ser poluído por nenhuma variável que não dialogue com a primazia da segurança. Além disso, é preciso também que as instâncias autorizativas deem o apoio necessário porque educação não se faz somente da porta da escola para dentro.

Em resumo, não será digno que a autorização represente um distanciamento do poder público porque “lavar as mãos”, neste sentido, é bem diferente das muitas responsabilidades que estudantes, responsáveis, educadores e tantas outras pessoas terão que assumir no grande desafio que se desenha.

Cezar Santa Ana é Diretor Pedagógico do Colégio Mosaico de Rio das Ostras, RJ. Contato: ceo@cpumosaico.com.br

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS