MOM OU SLOUCHY?

Foto: Divulgação

Por Márcia Almeida

Resposta: AS DUAS.

Mais uma tendência que virou moda, as calças MOM e SLOUCHY estão se tornando as queridinhas da estação. E, cada vez com mais frequência, ouvimos na loja “Me mostra aquela calça larguinha que está na moda agora”.

Mas, para entender, antes, precisamos contextualizar.

Quem viveu nos anos 80 e 90 certamente se lembra das calças Bag e Boyfriend. Então, as atuais calças MOM e SLOUCHY são aquelas calças só que repaginadas.

Estamos vivendo, na moda como na vida, momentos de saudosismo e de valorização do conforto. As tendências destas estações vêm recheadas de peças retrô e confy. E, assim, as calças MOM e SLOUCHY que o mercado tenta emplacar a mais ou menos 3 anos, ganham as ruas e, agora, parece que vieram para ficar.

Mas quais são as diferenças?

SLOUCHY quer dizer desleixado em inglês. Mas os modelos atuais estão longe de fazer jus a esta definição. A forma como você a usa depende muito do estilo que você imprime à sua forma de vestir.

A calça SLOUCHY tem a cintura alta, pence logo abaixo do cós o que faz com que ela fique bem mais larga no quadril e na coxa e é mais estreita no tornozelo. Os modelos têm vindo com a barra dobrada para dar esse formato.

Você poderia me perguntar – Mas esses modelos de calça não engordam? A resposta me foi dada por uma cliente a algumas semanas atrás – “O que engorda é comer muito pão, pizza, doces e massas.” E ela tem razão. Esse modelo destaca o quadril, mas existem alguns truques e formas de usar que diminuem o volume da calça e a tornam bastante elegante. Isso sem falar que para quem tem o quadril menor que os ombros ou simplesmente quer ressaltar essa região, elas são perfeitas. Você pode, também, usar tecidos leves que tenham um bom caimento e marcar a cintura com cinto. Usar a calça SLOUCHY com a barra dobrada de forma a mostrar os tornozelos, alonga a silhueta. E se colocar um sapato de salto alto, de preferência de cor clara e com o peito do pé aberto, você parecerá ainda mais alta.

Além disso, por ser totalmente diferente do que vinha sendo usado até agora, como foram todos esses anos, de calça justa, com elastano e modelo skinny, a calça SLOUCHY imprime um look muito moderno e contemporâneo e pode ir do shopping ao trabalho. Se usada com blazer, camisa social e salto alto se transforma num estilo bastante formal.

A calça MOM, por outro lado ganhou esse nome em homenagem às calças MOM jeans usadas pelas mamães dos anos 80-90. Foi um modelo de muito destaque no seriado Friends. Tem a cintura alta e corte reto de forma que a perna, nas regiões do quadril, coxa e tornozelo seguem praticamente a mesma largura. Pelo fato de não ter lycra, fica mais larguinha no corpo mas não é tão ampla como a calça SLOUCHY. Pode ser usada em diversas ocasiões porque é mais discreta e tem um visual ao mesmo tempo moderno e confortável. A calça MOM veste bem qualquer biotipo e, para quem quer disfarçar os quadris, usar uma terceira peça um pouco mais comprida, como um cardigan, faz muito efeito.

Na foto, eu, Bárbara e Elisângela estamos vestindo modelos diferentes de calças MOM e SLOUCHY. Se você tem dúvidas para reconhecê-las, mande um e-mail para moda.marciaalmeida@gmail.e que, com prazer, irei explicar cada uma. Se você deseja sugerir um tema, mande pra gente neste mesmo e-mail ou envie um WhatsApp para (22)99700-0163.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS