Você quer aumentar sua criatividade?

Foto: Divulgação

Você tem pouca capacidade para criar e quer melhorar essa questão? Seguindo essas dicas, você pode perceber que a criatividade não é privilégio e nem um dom de artistas, autores e músicos. Na verdade, a capacidade de criar e de inventar é benéfica para todos os tipos de trabalhos, relacionamentos e a vida em geral.

Exercitar e estimular o cérebro é uma das alternativas para aumentar a sua criatividade? Veja dicas simples a seguir!

Experimente fazer algo novo
Uma simples pausa nessa rotina, como andar de bicicleta em vez de ir a pé para o trabalho, pode ajudar a refrescar a mente. Você pode também experimentar novos hobbies. Fazer as mesmas coisas todos os dias tende a inibir a criatividade.

Anote as suas ideias
A técnica de 'brain-dumping' ('despejo' cerebral) é uma ótima estratégia para extravasar a criatividade. Por isso, escrever suas ideias irá livrá-lo do medo de esquecê-las, liberando mais 'espaço' na sua mente para novas ideias.

Ouça música
Pesquisas mostram que ouvir música estimula a área do cérebro responsável pelas ações motoras, emoções e criatividade. A música clássica é considerada a que mais estimula a criatividade, mas qualquer estilo também é bem-vindo.

Escreva à mão
De acordo com Carrie e Alton Barron, autores de 'The Creativity Cure', escrever à mão é melhor para a criatividade do que usar um computador. Portanto, para seu próximo projeto, tente optar por um caderno ou bloquinho em vez de dispositivos eletrônicos.

Exercite seus olhos
Mover os olhos para a frente e para trás aumenta a interação entre os lados direito e esquerdo do cérebro. Pode parecer bobo, mas fazer isto pode dar aquele impulso que a sua criatividade precisa.

Sorria
Estar de bom humor pode dar vazão a novas ideias, turbinando a sua criatividade. Mesmo que você não esteja se sentindo particularmente alegre, soltar uma risada por si só melhora o seu humor.

Faça exercício
Segundo Carrie e Alton Barron, o exercício solta o corpo e libera a mente.

A atividade física também melhora o seu humor, que duplica os efeitos do aumento da criatividade.

Ficar ao ar livre
Passar tempo ao ar livre é excelente para a criatividade. E você não precisa ficar horas fora de casa. Mesmo que por pouco tempo, respirar e mudar de ares pode fazer pequenos milagres à sua mente. Um passeio de 10 minutos irá estimular os seus sentidos e ajudá-lo a acessar seu gênio criativo.

Dormir bem
O sono permite que a mente processe as experiências do dia e proporciona uma nova perspectiva sobre elas. Se não é hora de dormir, tire uma soneca. Esse momento de descanso lhe permite renovar as energias e refrescar o seu cérebro.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS