Você é narcisista?

Foto: Divulgação

Narcisismo é um dos vários tipos de transtornos de personalidade que trata de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros. Você se considera um narcisista?

É de suma importância saber como reconhecer um narcisista patológico para não cair nas suas armadilhas ao estabelecer um relacionamento com ele ou ela. Evitando este tipo de relacionamento, você estará evitando ser manipulado e inclusive violentado emocionalmente. Estas pessoas se satisfazem abusando dos outros para se sentirem poderosas.

A seguir terão alguns sinais para saber se você pode ser considerado, ou não, com essa síndrome.

MONOPOLIZA CONVERSAS

Os narcisistas querem que a conversa seja sobre eles mesmos. Anita Vangelisti, psicóloga da Universidade do Texas em Austin, descobriu (link em inglês) que os narcisistas se gabam, reorientam o tópico da conversa, fazem movimentos exagerados com as mãos e falam alto para manter o controle da conversa.

SEMPRE TEM QUE ESTAR NO CONTROLE

O controle é importante (link em inglês) para os narcisistas, e eles podem perder rapidamente seu comportamento encantador se sentirem uma perda de controle sobre uma pessoa ou situação.

NÃO OUVE OS OUTROS
Por serem tão egocêntricos, os narcisistas geralmente esperam sua vez de falar durante uma conversa em vez de ouvir ativamente. Uma pesquisa (link em inglês) constatou que os narcisistas chegam até a se esconderem quando os outros falam.

SENSO EXAGERADO SOBRE SUA PRÓPRIA IMPORTÂNCIA
Ter uma ideia grandiosa sobre sua própria importância (link em inglês) é um dos nove critérios oficiais de diagnóstico para o Transtorno da Personalidade Narcisista e é frequentemente observado nas pessoas com personalidades narcísicas.

PROBLEMAS PARA LIDAR COM CRÍTICAS
Apesar de suas personalidades orgulhosas, muitos narcisistas têm sentimentos secretos de insegurança (link em inglês), vergonha, vulnerabilidade e humilhação e não lidam bem com as críticas. Quando criticados, eles se tornam extremamente defensivos, hostis e podem xingar ou menosprezar os outros.

VANTAGEM PARA CONSEGUIR O QUE DESEJA
Os narcisistas geralmente constroem suas amizades e relacionamentos em torno do que podem obter de outra pessoa. Frequentemente, eles se aproveitam (link em inglês) do status, dos recursos ou da bondade de alguém para se sentirem melhor, conseguirem algo que precisam ou melhorar sua posição na vida.

VOCÊ SE SENTE SUBESTIMADO CONSTANTEMENTE
Uma coisa é ficar desapontado porque seu chefe não o parabenizou por um projeto de destaque no trabalho, mas os verdadeiros narcisistas precisam de admiração excessiva (link em inglês). Eles se sentem constantemente subestimados por aqueles que os rodeiam.

GOSTA DE DIZER ÀS PESSOAS O QUE FAZER
Os narcisistas gostam de ter poder e autoridade (link em inglês) e geralmente se encontram em papéis de liderança. Se você se vê dando uma de chefe com as pessoas à volta, pode ser um sinal de que você é narcisista e não sabe disso.

XINGA MUITO
Um estudante de pós-graduação da Universidade de Washington, em St. Louis, descobriu (link em inglês) que as pessoas que obtiveram melhores notas nos testes de narcisismo se envolviam em comportamentos verbais mais desagradáveis, discutindo e xingando, do que seus colegas mais modestos.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS