Sistema Nacional da Juventude está com vagas abertas para mobilizadores

Foto: Divulgação

Você já ouviu falar no Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve)? É uma ferramenta para incentivar a cooperação entre União, Estados, municípios e sociedade civil na promoção de políticas públicas voltadas à juventude. Na prática, é um sistema que estimula a troca de experiências, programas e ações de promoção dos direitos desse público, que soma cerca de 48 milhões de pessoas. Os gestores que acessarem o Sinajuve poderão, por exemplo, ter acesso a todas as políticas de juventude que estão sendo realizadas no País.

Os entes federativos que aderirem ao sistema também poderão participar de cursos de capacitação para gestores, fórum de discussão e de consulta pública sobre propostas em matéria de juventude. Também receberão informações dos estabelecimentos promotores de políticas públicas destinadas à juventude no País.

O Sinajuve foi desenvolvido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Segundo o ministério, por meio dele, o Governo Federal torna-se pioneiro na implementação de um instrumento totalmente voltado para jovens entre 15 e 29 anos.

A secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, disse que o sistema é uma oportunidade para integrar a política nacional com os demais entes federados e a sociedade civil organizada.

“Os mobilizadores trabalharão ao lado da Secretaria Nacional da Juventude no projeto de sistematização e desenvolvimento do Sistema Nacional de Juventude, executado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A duração do contrato é de cinco meses e o valor contratual é de R$ 15 mil reais ao longo do período de trabalho”, informou a secretária.~

Para saber mais sobre o programa acesse o site do Sistema Nacional de Juventude.

Seleção
Estão abertas as inscrições para quem quer trabalhar como mobilizador no projeto de implementação do Sinajuve. São 27 vagas em todos os estados do País e também no Distrito Federal. As inscrições vão até o dia 10 de julho.

De acordo com o edital que destina vagas para mobilizadores do Sinajuve, a seleção será por meio de análise curricular e entrevista. Para participar, o interessado precisa ter graduação em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação em qualquer área; possuir conhecimento em políticas públicas de juventude, com atuação comprovada no campo da promoção e defesa dos direitos dos jovens; e ter disponibilidade para viajar.

Os interessados deverão encaminhar o currículo profissional para o e-mail: sinajuveibict@ibict.br, com o título “SELEÇÃO MOBILIZADORES”.

Principais atividades a serem desenvolvidas
- Atuar no apoio local à implementação, testes e avaliação das unidades do Sinajuve nos estados e municípios; e - Cumprir com as solicitações de prestação de contas sempre que for solicitado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS