Conheça alguns esportes inusitados que já fizeram parte das Olimpíadas

Foto: Divulgação
s

Este ano teríamos as Olimpíadas de Tóquio neste mês de julho, mas por conta da pandemia do coronavírus que aplacou todo o mundo, os jogos foram transferidos para 2021.

O mundo esportivo estava parado e as atividades esportivas começam a voltar lentamente com todos os protocolos de segurança sendo muito exigidos. Para matar um pouco a saudade, vamos falar de esportes olímpicos. Mas não será sobre vôlei, basquete, atletismo, natação... Hoje vamos falar de algumas modalidades que já fizeram parte do passado dos Jogos e que podem ser consideradas inusitadas para os dias de hoje.

Corrida de bicicleta de 12h
Disputada apenas uma vez, na Olimpíadas de Atenas, em 1896, a “Corrida de Bicicleta de 12h” era uma prova onde o atleta tinha que pedalar, sem parar, das 5h da manhã até às 17h. Depois de percorrer 289km, Adolf Schmal, da Áustria, ficou com a medalha de ouro

Levantamento de peso com uma mão
Com uma regra simples, onde o competidor tinha que levantar o peso acima da cabeça e equilibrá-lo com apenas uma das mãos, essa modalidade foi disputada em Atenas 1896 e Saint Louis 1904. O primeiro campeão foi Launceston Elliot, da Inglaterra, que subiu no degrau mais alto do pódio ao levantar 70kg. Com a mudança das regras em 1904, quando o vencedor seria o atleta que levantasse o mesmo peso 10 vezes, Oscar Osthoff, dos Estados Unidos foi o campeão.

Cabo de guerra
Quem diria que uma brincadeira entre amigos, como o cabo de guerra, já foi uma modalidade olímpica ligada ao atletismo. A prova era disputada com oito pessoas de cada lado, sendo que quem arrastasse os adversários por 2m vencia. No caso de isso não acontecer em até cinco minutos, ganhava a equipe que tivesse puxado mais. O cabo de guerra fez parte do programa dos jogos entre as edições de Paris 1900 e Antuérpia 1920.

Nado subaquático
Além da disputa envolvendo os quatro estilos tradicionais de nado, as Olímpiadas já tiveram como modalidade o nado embaixo da água, em Paris, no ano de 1900. A prova foi disputada no Rio Sena e o vencedor foi Charles de Vendeville, da França. Os atletas tinham que percorrer um trecho de 60m, no qual cada metro valia um ponto, e cada segundo sob a água dava um ponto extra ao nadador.

La canne (canne de combat)
Muito parecido com a esgrima, esse esporte era disputado com uma espécie de bengala. Só entrou uma vez nos Jogos, em caráter de exibição, nas Olímpiadas de 1924.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS