Como se organizar para render o máximo possível no home office

Foto: Divulgação

Atualmente o home office é uma excelente alternativa para manter a produtividade e evitar o contágio do Covid-19. Com o trabalho em casa se tornando comum para muitas pessoas, é a hora de organizar sua vida profissional para mostrar o melhor de si mesmo para seus chefes.

Para você ter um bom aproveitamento, é bom ter algumas regras que venham garantir leveza e produtividade ao mesmo tempo. Para que isso aconteça, seguem algumas dicas. Aproveite e se puder continue em casa.

ENCONTRE UM LOCAL TRANQUILO PARA TRABALHAR
Se você deseja que seu dia de trabalho seja produtivo – em casa ou no escritório –, você precisa encontrar uma área tranquila e configurada para trabalhar, em um lugar onde possa colocar seu laptop e equipamentos de trabalho sem medo de ser interrompido. O local deve ter acesso a Wi-Fi, além de uma cadeira confortável.

MANTENHA O HORÁRIO COMERCIAL
Somos criaturas de hábitos que geralmente prosperam quando se sabe o que esperar, assim, garanta que você cumpra um cronograma definido todos os dias. Ligue o computador sempre na mesma hora e finalize o trabalho ao final do dia no mesmo horário. Com a rotina, você se sentirá mais organizado e preparado para encarar as principais tarefas.

NÃO SE DISTRAIA COM TAREFAS NÃO RELACIONADAS AO TRABALHO
Considerando a quantidade de mudanças que estão acontecendo no momento, pode ser fácil distrair-se das tarefas do seu trabalho para fazer afazeres cotidianos (como fazer uma compra de supermercado on-line). Mas tentar se concentrar em tarefas externas ao trabalho ao mesmo tempo que gerencia sua carga profissional simplesmente não funciona. Reserve um tempo a cada dia de trabalho para resolver algumas tarefas da sua lista pessoal para que você mantenha tudo sob controle.

ESFORCE-SE PARA ZERAR SUA CAIXA DE ENTRADA
As pessoas concordam que a criação de arquivos e pastas para gerenciar a caixa de entrada é essencial para aumentar a produtividade e reduzir o estresse. Como não tem um sistema único que funcione para todos, tente algumas opções antes de escolher a que funciona melhor para você.

CRIE UM RITUAL PARA COMEÇAR E TERMINAR O SEU DIA
Entre no modo trabalho todas as manhãs, fazendo as tarefas na mesma ordem, seja verificando seu e-mail ou preparando um café. Crie algo semelhante que ajude a sinalizar o fim do seu expediente também. Essas etapas são particularmente importantes se você trabalha em casa. Cada uma delas irá preparar seu cérebro para o trabalho e depois para espairecer.

ACHE UMA LISTA DE TAREFAS QUE FUNCIONE PARA VOCÊ
Existem várias agendas e cadernos que dizem ser a melhor solução para organizar sua jornada de trabalho, mas nenhum cérebro é exatamente igual ao outro. Teste vários sistemas para ver qual funciona melhor para você conseguir executar suas tarefas. Não importa a maneira que você faz, mas que você faça.

CERQUE-SE DE PLANTAS
As plantas purificam o ar que você respira e são conhecidas por estimular a produção de hormônios que melhoram o humor. Quanto mais feliz você for, mais produtivo será (links em inglês).

MANTENHA AS TAREFAS ADMINISTRATIVAS EM DIA
Ninguém gosta de trabalho administrativo, mas resolver burocracia é uma necessidade para quase todo mundo. Cuidar dessas tarefas continuamente fará com que elas pareçam menos irritantes e intransponíveis do que se você as deixar para um dia específico de cada mês.

ARRUME-SE PARA TRABALHAR
Especialistas acreditam que se vestir com algum tipo de uniforme de trabalho todos os dias melhora a produtividade. Isso vale principalmente se você trabalha de casa.

CRIE UMA REDE DE APOIO
Se você trabalha de casa, é importante cercar-se de pessoas que pensam parecido e de uma rede de apoio que possa ajudar você a lidar com diversos tipos de problemas e cenários de trabalho.

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS