Na Área

Foto: Divulgação

Neste espaço vamos falar sobre o que de melhor acontece no mundo do esporte, principalmente, futebol, basquete, vôlei, MMA , futebol americano e esportes olímpicos em geral.

Hoje vamos falar de uma competição europeia bem recente no mundo do futebol. A UEFA Nations League. Você já ouviu falar?

Ela é uma competição bienal criada pela UEFA, e começou na primeira data FIFA após a Copa do Mundo logo caindo nas graças da imprensa, jogadores e torcedores. Todas as 55 federações de futebol da Europa participam e foram divididas em 4 divisões, com rebaixamento e ascensão.

A primeira divisão tem 12 seleções divididas em 4 grupos de 3 cada, sendo que a primeira de cada grupo se classifica pro Final Four (Holanda, Suíça, Portugal e Inglaterra) e as últimas de cada grupo são rebaixadas (Alemanha, Islândia, Polônia e Croácia).

O motivo de tanto sucesso em pouco tempo? Simples! Transformaram as “data/FIFA”, que muitas vezes eram de amistosos desinteressantes, sem sentido e, principalmente, sem competição, em uma competição curta, enxuta, competitiva, equilibrada e repleta de emoção.

Os jogadores sentem necessidade da competição e jogam com muito mais ânimo do que enfrentando, por exemplo, El Salvador. A torcida vibra muito mais, pois sentem que vale algo, vale troféu. A tendência é que os países europeus cheguem cada vez mais preparados, e favoritos numa Copa do Mundo, pois estão competindo "full time" em alto nível, enquanto os países dos outros continentes disputam amistosos duvidosos ou com interesses comerciais à frente do esportivo.

Então não conseguiremos mais amistosos com seleções européias? Isso será viável, se a CBF quiser. Como são grupos de 3 seleções a cada DAT FIFA uma seleção do grupo "folga" e fica aberta a amistosos com qualquer seleção do planeta, basta a CBF ou a AFA quererem. A pergunta é: será que querem?

E você, o que achou desse tipo competição?

Quer saber mais?
Acesse https://pt.uefa.com/uefanationsleague/#/la

Compare a vibração dos jogadores da Inglaterra na classificação contra a Croácia e dos jogadores da seleção brasileira no gol do amistoso contra o Uruguai

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS