Papo Psi: abrindo um novo canal de comunicação para seu bem estar

Foto: Divulgação

Olá!
Com muita satisfação venho participar deste projeto, que com certeza chega para contribuir com a disseminação de notícias, informação e entretenimento de qualidade em nossa região.

Eu sou psicóloga clínica, e neste espaço pretendo trazer assuntos relevantes ao público em geral, não necessariamente ligados à ciência da Psicologia, mas à promoção de saúde e bem estar físico e mental da nossa comunidade. Quando falamos em Psicologia, a associação mais comum é o consultório clínico, com divã ou poltronas, e um profissional por vezes muito calado e sério que nos faz muitas perguntas. Ou, à transtornos de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, problemas em geral. De fato, a Psicologia tem esses lugares, mas também tem muitos outros.

Gosto de me referir sempre a um autor do Séc. XVII, Christian Wolff, professor da Universidade de Halle e filósofo alemão, um dos fundadores da Psicologia como ciência. Ele afirmou que “A Psicologia é a ciência das coisas que são possíveis através da alma humana.” e este conceito, na minha opinião, define com maestria o imenso campo de possibilidades deste saber.

Para começar, vale lembrar que quando se trata de saúde, nos referimos não apenas à ausência de patologias e síndromes diversas, mas sim ao conjunto de práticas que promovem a integração do ser humano em todas as suas dimensões, tanto físicas quanto psíquicas. Afinal, não existe saúde integral sem saúde mental, não é mesmo? E essa dimensão do cuidado em saúde mental é apenas uma das muitas atribuições do psicólogo, que se materializa na prática clínica.

Portanto, a Psicologia há muito não trata somente das síndromes e do sofrimento psíquico, tendo se constituído como um vasto campo do conhecimento que pode ser utilizado em diversas áreas. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, “O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano”.

Assim sendo, neste espaço de encontro com o leitor abordaremos temas referentes à Psicologia em geral, mas também impressões pessoais, divagações e pensamentos sobre saúde emocional, desenvolvimento humano, e as relações que estabelecemos ao viver em sociedade.

Pensar o bem estar integral do ser humano, em suas dimensões físicas e mentais, esta é a tarefa da Psicologia que escolhi assumir em minha atuação profissional, e minhas “conversas” aqui neste espaço partirão desta noção. Para contribuições, sugestões ou dúvidas, entre em contato comigo pelo email laratabordapsi@gmail.com. Vai ser um prazer trocar ideias!

Até a próxima!

COMPARTILHE

COMENTÁRIOS